Benefícios da natação

Atividade física praticada na água, a natação traz benefícios comprovados para a saúde física e mental.

Você conhece todos os benefícios da natação? Não se sabe quando a natação começou a ser praticada, mas há desenhos em cavernas registrando nadadores, datados de sete mil anos atrás. Tratados médicos gregos do século II a.C. já descreviam os benefícios da atividade para a saúde. Era praticada também como esporte e fazia parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

A prática dos cinco estilos da natação (crawl, borboleta, costas e peito) trabalha todos os músculos e articulações, fortalecendo o tônus vital e amenizando problemas como artrite e artrose. Além disto, aumenta bastante a elasticidade e resistência do corpo. Quem pretende ganhar massa muscular e alongar os músculos pode ter na natação um grande aliado.

O esporte é especialmente indicado para pessoas com problemas respiratórios, como bronquites. Os pulmões são muito forçados durante a prática, o que leva gradualmente à regulação da inspiração e expiração, reduzindo e até eliminando as doenças.

A natação é relaxante, alivia as tensões e pode reduzir a gordura corporal, com exercícios específicos (o praticante pode perder até 600 quilocalorias em uma hora). É indicada para todos os atletas, pois amortece os impactos causados pelos exercícios; o risco de lesões nesta atividade é praticamente nulo. Ao contrário, ela pode ser utilizada como auxiliar da fisioterapia.

A natação também aumenta o ritmo cardíaco, melhorando a nutrição e oxigenação de todas as células do organismo. É um bom auxiliar na redução do colesterol e de açúcares no sangue. O exercício é prazeroso, confere sensação de bem-estar e favorece os contatos interpessoais.

Os exercícios devem ser feitos de duas a cinco vezes por semana, por períodos de 30 a 60 minutos (incluídos os alongamentos).

Um estudo realizado pela Universidade de Indiana (EUA), com vários grupos a partir dos 25 anos, demonstrou que os nadadores perdem menos massa muscular com o passar do tempo, têm artérias mais saudáveis, reflexos mais rápidos e melhor memória, quando comparados a indivíduos sedentários da mesma idade.

Para os idoso, é uma atividade ideal. A pressão arterial e os batimentos cardíacos permanecem mais estáveis com o avanço da idade. A velocidade de transmissão dos estímulos nervosos melhora bastante e qualquer atividade física obriga os ossos a se renovarem, reduzindo o número de fraturas.

Como toda prática física, a natação requer exames médicos, para eliminar possíveis riscos. Os iniciantes devem ser orientados por um educador físico, para garantir que todas as partes do corpo sejam trabalhadas.

Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Quer ser avisado(a) de novas publicações?
CURTA NOSSA PÁGINA para não perder os próximos 😉