Passagens aéreas em promoção: Trechos com até 80% de desconto

Passagens aéreas em promoção

Diversos sites oferecem passagens aéreas por preços baixos, além de estadas e passeios em promoção.

É possível economizar também nas férias e nos deslocamentos aéreos profissionais. O preço das passagens aéreas tem oscilado para cima, por causa de vários fatores (entre eles, o custo do combustível), mas, com um pouco de pesquisa e planejamento, os viajantes conseguem encontrar excelentes promoções de passagens aéreas.

Antes de comprar passagens aéreas, os turistas – a negócios ou lazer – podem acessar diversos sites, que oferecem, além dos voos, estadas em hotéis, pousadas, flats e outros tipos de acomodação, pacotes turísticos e descontos e promoções em passeios, aluguel de carro, etc.

Passagens aéreas em promoção

Os cuidados ao comprar passagens pela internet

Ao escolher passagens aéreas, é preciso tomar alguns cuidados, para não ser lesado ou levar gato por lebre. A maioria dos sites divide os serviços em categorias (voos em classe econômica ou executiva, acomodações populares ou cinco estrelas, etc.).

É importante verificar atentamente os serviços que a operadora oferece. Confira as formas de pagamento disponíveis, a possibilidade de parcelamento das passagens aéreas, a eventual cobrança de taxas em caso de eventuais cancelamentos.

Em algumas promoções, por exemplo, não é possível cancelar ou remarcar o embarque. Isto acontece especialmente no caso de promoções-relâmpago, em que as operadoras negociam um lote considerável de tíquetes em um voo específico.

Caso o viajante, por qualquer motivo, não conseguir embarcar no voo, em muitos casos as operadoras nem sequer oferecem o ressarcimento do valor já pago. Na maioria dos casos, porém, é permitido remarcar a viagem, mas, via de regra, é necessário pagar a diferença do valor.

A maioria das operadoras oferece os serviços diretamente aos viajantes: voos, traslados, acomodações, passeios, refeições, etc. Pode ocorrer, no entanto, de o internauta ser redirecionado para outro site (o de uma companhia aérea, por exemplo), que é efetivamente o responsável pela aquisição da passagem aérea.

Estes sites também apresentam as melhores opções em determinada data. As empresas, além de comercializar as passagens aéreas e pacotes de viagens, também apresentam os preços mais acessíveis em um dia específico.

Em tempo: as grandes companhias aéreas brasileiras também oferecem descontos, ofertas e promoções em passagens aéreas. Antes de comprar um pacote, ou mesmo um serviço acessório, recomenda-se visitar os sites destas empresas (além de outras aéreas multinacionais, se for o caso):

Além de oferecer preços melhores em diversas ocasiões, as empresas aéreas também possuem serviços de fidelidade. São programas de incentivo que premiam os clientes assíduos com descontos cumulativos e outros serviços.

Seja como for, desconfie dos preços muito baixos. Se o preço de uma passagem aérea, em média, é de 100 e uma operadora oferece o mesmo trecho por 35 ou 40, alguma coisa deve estar muito errada.

Por exemplo: algumas companhias aéreas e empresas turísticas trabalham com o chamado overbooking: elas negociam mais bilhetes do que o total de acomodações em determinado voo, contando com eventuais desistências, que são comuns, mas não há nenhuma garantia: o viajante pode ficar preso no aeroporto, aguardando a disponibilidade de embarque. Ou, pior ainda, perder a viagem.

Para escolher as passagens aéreas em promoção, é importante verificar se as empresas oferecem algum tipo de serviço agregado, que pode reduzir o custo total da viagem, mesmo que o valor do trecho seja maior do que o praticado por outras empresas.

Além dos pacotes de viagem, que englobam todos os custos (voo, traslado, acomodações, passeios, etc.), o consumidor pode ser beneficiado por ofertas e descontos específicos, de acordo com o tipo de viagem. É o caso de:

  • descontos nas diárias de automóveis de aluguel;
  • traslado (gratuito ou a preço reduzido) do aeroporto ao hotel;
  • desconto e agendamento em restaurantes, bares, visitas a pontos turísticos, ingressos para eventos e passeios, acompanhamento de guias especializados, etc.

Os consumidores também precisam verificar se as operadoras não estão barateando as passagens, mas encarecendo o valor total da viagem. É o caso, por exemplo, de:

voos noturnos – eles são bem mais baratos, mas talvez não seja prático nem confortável e seguro desembarcar em uma cidade desconhecida (ou pouco conhecida) em plena madrugada, sem um traslado já negociado;

taxas de embarque e de passagens – é bastante raro, mas há reclamações nos Procons de ofertas que não incluíam as taxas de embarque. Em outros casos, as pessoas precisam viajar com volumes consideráveis, mas o valor a ser pago pelo excesso de bagagem elimina as vantagens do desconto – quando o preço final não fica acima do praticado por outras companhias;

pacotes – alguns são incompletos, apesar da propaganda feita. É o caso de hotéis que disponibilizam apenas o café da manhã, ou de passeios sem ingressos e lanches incluídos. Esta é uma forma de estelionato – bastante rara, felizmente, mas ainda presente.

É importante verificar a cobertura dos seguros incluídos nas passagens em promoção. Confira atentamente os valores que podem ser ressarcidos (por exemplo, em caso de extravio da viagem). Muitas vezes, a reparação fica muito aquém dos itens perdidos.

O planejamento da viagem

Para aproveitar ao máximo as viagens, seja para uma rápida reunião de negócios, seja para a permanência em um ponto turístico deslumbrante, é importante fazer um planejamento detalhado. No caso de férias, por exemplo, quanto maior for a antecedência da aquisição das passagens, maiores serão aos promoções que poderão ser aproveitadas.

Mas, em primeiro lugar, é preciso considerar as características do viajante. Muitas pessoas não se incomodam em voar na classe econômica, mesmo em viagens de longa duração. Para outras, porém, as poltronas menores e a falta de alguns confortos, como o serviço de bordo e a oferta de uma tela de boa qualidade, podem comprometer toda a experiência.

Portanto, ao procurar passagens aéreas em promoção, é preciso ter em mente que os voos encontrados certamente terão algumas limitações.

Como em qualquer aquisição, o consumidor precisa ficar atento à idoneidade e expertise do prestador de serviços. Algumas operadoras de viagens são mais conceituadas e estão há anos no mercado. Esta não é uma garantia completa, mas ajuda bastante no momento da pesquisa de preços e condições.

Em alguns casos, o preço total das passagens pode não ser o fator determinante. Os valores agregados (descontos, serviços, etc.) podem representar uma grande vantagem, mesmo que o custo dos tíquetes esteja um pouco mais alto do que o de outras concorrentes.

Mais um ponto fundamental: verifique as condições de pagamento. As operadoras oferecem pagamentos parcelados (no cartão de crédito ou no boleto bancário), aceitam transferências bancárias, permitem o pagamento às vésperas do embarque, etc.

Outra questão que pode ser importante é a possibilidade de dividir o valor das passagens aéreas em dois cartões de crédito diferentes. O custo final continua sendo o mesmo, mas os viajantes não precisam comprometer todo o limite com a aquisição, tornando as despesas de viagens mais seguras e confortáveis.

Seja como for, as passagens aéreas baratas existem e não são raras. Dedicando algum tempinho para garimpar as melhores ofertas, é possível fazer uma economia considerável na aquisição dos bilhetes.

Onde encontrar passagens aéreas em promoção

Listamos os serviços em que oferecem passagens aéreas nacionais e internacionais em promoção. Em vários trechos, é possível encontrar passagens promocionais com até 80% de desconto.

Os sites de viagens mais bem avaliados em serviços de defesa dos direitos do consumidor, como o Reclame Aqui e os Procons de cada unidade da federação, são os seguintes:

Felizmente, graças à popularização da internet, a pesquisa fica muito fácil e rápida, ao alcance de um computador ou do smartphone. É possível comparar os preços das passagens aéreas, pacotes, acomodações, etc. Todos estes serviços oferecem um alerta de promoções, de acordo com os interesses dos usuários.

Todas estas empresas oferecem aplicativos para celular. Desta forma, os usuários não precisam acessar o site e procurar as promoções todas as vezes que tiverem uma viagem em planejamento. Basta baixar o programa na loja de aplicativos e acessar mais rapidamente, inclusive com a disponibilidade de ofertas, no caso de viajantes assíduos.