Bebê javali pensa que é filho de um cachorro

bebe-javali-pensa-que-e-filho-de-um-cachorro

O bebê javali foi adotado há menos de dois anos. Mas ele acha que é filho do cachorro do casal.

Ao voltar de uma pequena viagem, em setembro de 2020, um casal de joalheiros deparou-se com um pacote estranho: nele, havia um bebê javali. Sem saber o que fazer, os dois jovens procuraram a polícia e autoridades ambientais. O filhote, por seu lado, adaptou-se rapidamente e adorou o cachorro da família, a ponto de achar que é filho do peludo.

Dora Wei e Nuwan Hemanchandraand estavam chegando em casa, em Kandy, uma pequena cidade a pouco mais de 100 km de Colombo, maior metrópole e antiga capital do Sri Lanka, quando o caseiro entregou o pacote.

bebe-javali-pensa-que-e-filho-de-um-cachorro

O casal nunca tinha visto um javali de tão perto anteriormente. Dora disse que acredita nunca ter se aproximado de um javali. Nuwan, quando viu o animal pela primeira vez, pensou que era uma espécie de cervo.

Um javali pet

Dentro da encomenda, menor do que uma embalagem de pão de forma, Dora e Nuwan encontraram um minúsculo filhote de javali. Eles não sabiam o que fazer, mas Biu-Biu, o retriever do Labrador do casal, foi muito gentil em dar as boas vindas ao hóspede.

Dora, que também atua como influenciadora digital, tentou descobrir o que fazer com o filhote. O animal é nativo do Sri Lanka (e de todo o sul da Ásia), mas é selvagem e não pode ser criado como bicho de estimação.

bebe-javali-pensa-que-e-filho-de-um-cachorro

Depois de várias tentativas infrutíferas, com informações desencontradas, Dora entendeu que o melhor a fazer era descobrir como cuidar do bebê javali. Ele era tão pequeno que o casal acreditou que era um recém-nascido, separado poucas horas antes da mãe.

Enquanto a influenciadora consultava o Google para obter informações sobre cuidados com javalis filhotes, Biu-Biu tratou de ambientar o novo amigo. O retriever do Labrador se esmerou tanto na tarefa que o leitãozinho passou a segui-lo por toda a parte.

Dora descobriu que o javali bebê precisaria ser mantido aquecido e receber fórmulas especiais para substituir o leite materno. O calor da ninhada foi substituído por compressas de água quente e pela elegância e solidariedade de Biu-Biu, que colocou o filhote para dormir com ele.

bebe-javali-pensa-que-e-filho-de-um-cachorro

Quanto à alimentação, o máximo a que Dora e Nuwan conseguiram chegar foi o leite especial para filhotes de cães e gatos, uma receita que substitui o leite materno. Para alegria da família, o bebê javali aceitou as mamadeiras.

O pequeno javali não foi reclamado por ninguém. É possível que tenha sido uma brincadeira de mau gosto feita sem muita reflexão pelas crianças da vizinhança. Dora e Nuwan também não conseguiram entregar o animal para nenhum órgão que se responsabilizasse por ele.

O casal ficou preocupado no início. Eles foram informados de que manter javalis em ambientes urbanos era crime de acordo com a legislação do país, mas não encontraram nenhum serviço que pudesse acolher e encaminhar o hóspede inusitado.

O javali acabou ficando na casa, para alegria de Biu-Biu, que parece ter adotado o filhote. O leitãozinho foi chamado de Yezhu e tem certeza de que o retriever do Labrador é o seu pai (ou talvez mãe), porque confia totalmente no peludo e tenta reproduzir todos os gestos do “professor”.

bebe-javali-pensa-que-e-filho-de-um-cachorro

O retriever do Labrador, hoje com cinco anos, permanece como orientador de Yezhu até agora. O casal desistiu de tentar devolver o javali à natureza. Afinal, ele ainda é um filhote, foi retirado da mãe logo ao nascer, foi criado por um cachorro e não saberia o que fazer se tivesse de acompanhar um bando de javalis na floresta.

Biu-Biu, ao que tudo indica, não tem nenhum tipo de preconceito contra outras espécies. Além de aquecer e confortar o bebê javali, ele também o ensinou a comer, andar, explorar o ambiente e brincar.

O javali é um macho e já deve ter atingido a maturidade sexual (o que ocorre por volta dos dez meses de idade). No entanto, ele é um animal pequeno para a espécie, medindo cerca de 60 cm de comprimento, contra o esperado 1,20 metro.

bebe-javali-pensa-que-e-filho-de-um-cachorro

Ele também é surpreendentemente dócil. Yezhu faz festa quando os tutores chegam, gosta de brincar e prefere ambientes internos, apesar de Dora e Nuwan manterem o animal no quintal, para que ele mantenha pelo menos as características básicas da espécie.

O casal segue firme em seu lema: “Todo animal que chega em casa é bem tratado”. Enquanto eles esperam as decisões oficiais, o javali permanece vivendo em família. Para alegria de Yezhu e de Biu-Biu, o pai improvisado, aparentemente a família se manterá unida por muito tempo.

Veja o vídeo: