Este gato Maine Coon tornou-se famoso por ser gigante

Os gatos da raça maine coon são sempre grandes, mas Kefir exagerou na dose: ele é gigante.

Quem vê Kefir pela primeira vez, se estiver distraído, vai pensar que se trata de um cachorro. Este gato, um maine coon, tem 21 meses de idade e já pesa 26,5 kg. Os felinos da raça costumam crescer até os três anos. Kefir é um gigante.

Em geral, os gatos não precisam se esforçar muito para conquistar os corações dos humanos. A internet está repleta de vídeos e fotos de bichanos nas mais diferentes poses e atitudes. Mas Kefir impressiona apenas pelo tamanho: ele não precisa fazer nada para “aparecer”.

Este gato Maine Coon tornou-se famoso por ser gigante

Kefir, o gato

O maine coon vive em Stary Oskol, cidade russa 618 km ao sul da Rússia, próximo à fronteira com a Ucrânia. Ele vive com a tutora, Yuliya Minina e, quando filhote, ninguém imaginaria que ele se tornaria um gigante ainda antes de completar o desenvolvimento físico.

Yuliya comprou o gato logo depois que ele foi desmamado, em um gatil da cidade. O filhote não apresentava nenhuma característica especial, além da beleza da raça, que conquistou o coração da tutora na primeira vez que ela o viu.

Como um bom gato rústico, Kefir não dá muito trabalho para a família. Ele se alimenta com ração natural, gosta muito de banhos e, nos curtos verões russos (ele já viveu dois deles), costuma ser tosado no dorso.

A tutora diz que o único inconveniente da convivência com Kefir é a quantidade imensa de pelos que ele espalha pela casa – é proporcional ao seu tamanho. Mas o gato é tratado como um membro da família e chega a fazer as refeições à mesa, ao lado de Yuliya.

O gato gigante também está mal acostumado. Todas as noites, ele pula na cama da tutora e rapidamente se aconchega. Quando filhote, ele não tinha este hábito, que surgiu há alguns meses. O problema é que Kefir ocupa boa parte do leito: assim como a maioria dos gatos, ele costuma se “espalhar” quando está relaxado.

A família toda paparica o gato. A tutora confessou ao Bored Panda, um blog sobre animais, que Kefir é “um gatinho pequeno e gentil no corpo de uma fera enorme”. Efetivamente, ele é quase do tamanho de um lince.

O maine coon

A raça foi desenvolvida no Maine, Estado do extremo nordeste dos EUA quase inteiramente coberto por florestas. É uma região de agricultores e madeireiros e os primeiros gatos chegaram ao Maine no século 16, nos navios de colonos ingleses.

Gatos são originários de regiões quentes e áridas. Eles já tinham sofrido bastante séculos antes, quando foram introduzidos no centro e norte da Europa. Quando chegaram ao nordeste dos EUA, eles precisaram de muito empenho para não desaparecerem.

Os invernos do Maine são rigorosos, com temperaturas negativas durante vários dias seguidos e grandes volumes de neve. Os ancestrais do maine coon tiveram de se adaptar. Eles desenvolveram mais gordura corporal e uma pelagem longa e espessa (semelhante à dos angorás e persas).

A “gordura extra” garantiu que a raça figurasse, no século 19, como a maior entre os felinos. A pelagem longa e hirsuta conferiu uma aparência selvagem. Na origem da raça, alguns criadores criaram uma lenda: a de que os gatos gigantes seriam resultado de cruzamentos entre gatos domésticos e guaxinins – uma impossibilidade genética, mas uma boa história para contar para amigos e forasteiros.

Esta é a origem do nome. Em inglês, guaxinim é “racoon”. No linguajar caipira dos colonos ingleses, surgiu progressivamente “r’coon” e finalmente, apenas “coon”. O maine coon é o “racoon do Maine”.

Os gatos da raça são chamados de gigantes gentis. Não são muitos os animais tão grandes como Kefir, mas não é incomum encontrar machos com 15 kg ou mais. Apesar do tamanho, eles são considerados dóceis e meigos. Além disso, são muito apegados aos tutores.

Os machos chegam a atingir 41 cm de altura (na cernelha). O comprimento total pode alcançar um metro, incluída a cauda – que realmente se parece com a de um guaxinim. O tipo mais comum é o marrom, com olhos amarelos, verdes ou cor de mel, mas o padrão da raça permite pelagens de todas as cores, inclusive tabby (malhado) e com marcações do siamês.

A raça foi criada para exterminar roedores e outras pragas da lavoura e até hoje o maine coon, como “gato de trabalho”, é resistente, rústico, musculoso e capaz de suportar alterações climáticas extremas.