O que é Pilates?

É um sistema que reúne exercícios para o controle muscular, que ajuda na reeducação postural e na prevenção de lesões.

O Pilates é uma técnica que reúne um conjunto de exercícios que visam reestabelecer e aumentar a flexibilidade, melhorar a respiração e coordenação motora, e corrigir a postura. Além de fortalecer os músculos, aumentar a mobilidade das articulações e ajudar na perda de peso.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O método foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates e, com o passar do tempo, sofreu influências da Yoga, Zen Budismo e Artes Marciais. Para seu criador, o princípio do Pilates é “o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo e a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios de força que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto”.

O Pilates se utiliza de exercícios no solo e em aparelhos e equipamentos, sempre de acordo com a necessidade dos praticantes. O método conta com a força e o uso do corpo, mas pode ser aplicado na bola, no reformer, no trapézio, na chair, no barril e na Wall Unit.

Cada sessão dura, em média, uma hora. O método pode ser praticado de 1 à 5 vezes por semana, variando de acordo com o objetivo de cada indivíduo. Não há muitas repetições de movimento e a técnica possui uma grande variedade de exercícios. Além disso, os resultados são rápidos e as aulas devem ser feitas individualmente, em duplas ou trios – no máximo.

O método destaca-se pela integração do corpo, mente e espírito. A prática de Pilates exige que o aluno seja disciplinado e siga os princípios básicos: concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

Entre os benefícios se destacam o fortalecimento dos órgãos internos, o alívio das tensões, estresse e dores crônicas, a melhora da coordenação motora, a maior mobilidade das articulações, o estímulo do sistema circulatório e oxigenação do sangue, a melhora na eliminação das toxinas, na auto-estima e na vida sexual.

Muitos atletas veem no Pilates uma maneira de prevenir problemas físicos e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de aprimoramento da performance com o fortalecimento.

A técnica tem sido muito utilizada com pacientes com problemas nas articulações e na coluna como hérnias de disco e escoliose, além de ajudar na reabilitação de cirurgias e de pessoas com doenças neurológicas. Não há idade mínima, nem máxima para fazer aulas de Pilates e, por isso, os idosos aderem cada vez mais à prática para condicionar o corpo e prevenir dores musculares e outros possíveis problemas de saúde.

Os benefícios do Pilates atraem também as grávidas. O fortalecimento da musculatura pélvica pode ajudar no trabalho de parto, e também alinhamento da postura, diminuindo as dores lombares. Os exercícios também melhoram a respiração e a circulação.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.