O que é GPS?

Os humanos sempre sentiram a necessidade se achar. Não importa se era na idade da pedra lascada, se foi durante o período das grandes navegações de Pedro Álvares Cabral e sua frota ou até mesmo nas histórias de João e Maria perdidos na floresta, nós sempre ouvimos falar sobre diversos métodos para se achar geograficamente falando, desde os mais simples até os mais geniosos… até que surgiu o GPS.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O que significa a palavra GPS?

Provavelmente você já se fez essa pergunta um dia. Global Positioning System (ou apenas GPS), significa “Sistema de Posicionamento Global”, e consiste basicamente em um aparelho móvel que recebe informações via satélite de todo o canto do mundo. Altamente útil, não é difícil encontrar o famoso gps em aparelhos eletrônicos, porém é notável que seu maior uso se faz principalmente em celulares e em meios de transporte. O GPS tem como principal função guiar o usuário do sistema durante seu trajeto, seja ele num período curto ou longo. O sistema de posicionamento dá coordenadas em tempo real, e além de guiar o usuário por voz, é possível também usufruir de recursos como mapas, buscar endereços e traçar rotas, entre outros.

Principais utilidades do GPS

Sabendo da utilidade do GPS, os governos em guerra já se apossaram diversas vezes deste sistema para direcionar bombas, jatos, além de usarem o GPS como principal base de informações para planejar ataques aos inimigos e seus grandes centros políticos e comerciais. Inclusive, há quem diga até hoje que as autoridades por traz dos ataques de 11 de setembro fizeram grande uso do sistema de posicionamento. Além de grande aliado na inteligência militar e nas estradas, pode-se notar seu grande uso (como já era de se imaginar) na aviação e nas grandes navegações, equivalendo às estrelas e constelações que eram observadas por estudiosos das frotas para evitar que se os mesmos se perdessem em alto mar. Um grande exemplo de uma dessas constelações que “guiavam” os navegadores são as Três Marias, mais conhecidas como um grupo de três estrelas que formam o cinturão da constelação de Órion, também chamado às vezes de “O caçador”. Há referências às Três Marias no folclore, na história, na geografia e até mesmo na religião (é possível ler Jó citando o cinturão na bíblia em uma de suas diversas experiências espirituais no livro que leva seu nome, capítulo trinta e oito). Os mais antigos também contam histórias sobre as Três Marias, e a mais popular delas é que se uma criança apontar o dedo para o céu e contar a quantidade de estrelas no cinturão, verrugas nascem no dedo apontado.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.