forbrukslån | forbrukslån til depositum | forbrukslån depositum

Mastectomia Preventiva: Tire suas dúvidas

Volta e meia é possível ver na televisão marcas de roupa e campanhas publicitárias as quais abordam temas como câncer de mama, incentivo ao auto-exame e a realização da mastectomia preventiva. Talvez você saiba que é importante… mas sabe o que é a mastectomia?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O que é Mastectomia preventiva?

A mastectomia preventiva é um dos procedimentos cirúrgicos preferidos na hora de prevenir o câncer de mama, por ser mais exato. Tal procedimento consiste na remoção cirúrgica dos seios, ou apenas um, para prevenir ou até reduzir a chance de desenvolvimento de um câncer de mama na mulher. Ao contrário do que alguns pensam, a mastectomia não consiste apenas na remoção total dos seios, na verdade há dois modos de realizá-la: mastectomia total ou subcutânea.

A mastectomia total, como citamos anteriormente, trata-se da remoção total do seio e mamilo e é considerada um tanto que radical, e é mais comum e indicada apenas em casos em que a paciente tem altíssimas chances de desenvolver o câncer de mama. Já a mastectomia subcutânea é mais suave, neste procedimento é removido o tecido mamário, porém o mamilo fica intacto e não sofre alterações.

Quando considerar a mastectomia preventiva?

Primeiramente, a mastectomia costuma ser recomendada pelo médico mastologista ao estudar as chances de um câncer, já que as pacientes normalmente se assustam ao saber como é feito o procedimento, mesmo não esse bicho de sete cabeças. A mastectomia pode ser considerada pela paciente quando a mesma tem conhecimento o suficiente para se auto-estudar, por exemplo, saber se há algum histórico de câncer de mama entre parentes de primeiro e segundo grau, dois ou mais parentes com histórico de câncer de ovário, e ainda algum histórico de qualquer tipo de câncer em parentes de primeiro grau desenvolvido antes dos quarenta e cinco anos. Ao contrário do que alguns pensam, o procedimento da mastectomia não traz complicações se não as de uma cirurgia comum, que podem ser o rompimento de sutura; inflamação; hemorragia e infeccção.

Famosas também já se submeteram ao procedimento!

Uma das mastectomias mais recentes foi a de Angelina Jolie, que reabriu o debate sobre a importância do tratamento após realizar o procedimento e revelar que sua mãe morreu após lutar contra o cancro durante uma década. A atriz Patricia Pillar, descobriu que estava com câncer aos trinta e sete anos e submeteu-se também ao procedimento, além de realizar tratamento com quimioterapia. Hoje em dia, Patricia venceu o câncer. A famosa atriz hollywoodiana Christina Applegate também foi diagnosticada com câncer de mama e não hesitou: realizou a mastectomia dupla, apesar de o câncer ter sido detectado apenas em um dos seios.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.