forbruksln | billig forbrukslån | forbrukslån

Como fazer arroz

Essencial na dieta do brasileiro, o grão é fácil de ser feito no fogão; aprenda

Boa parte da dieta do brasileiro é composta pelo arroz. Afinal, em parceria com o feijão, este grão – que pode ser consumido na forma integral ou refinada – aparece nos restaurantes em versões simples ou requintadas tanto no almoço quanto no jantar.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Fazer arroz, todavia, ainda é uma das tarefas que causam arrepios às cozinheiras de primeira viagem. Acertar a mão na hora de preparar o alimento nem sempre é fácil. Afinal, preparar arroz soltinho nem sempre é algo que todas as cozinheiras conseguem fazer.

Aprenda como fazer arroz soltinho e prepare-se para colher os elogios. Atente-se ao tamanho da panela para não errar a mão e estragar a receita, afinal, uma panela muito pequena não cozinha corretamente o arroz.

Para preparar cerca de quatro porções, será preciso:
– 2 xícaras (chá) de arroz;
– Água (o suficiente);
– 2 colheres (sobremesa) de azeite;
– Sal, alho e cebola a gosto;
– Tempero tipo caldo de galinha, carne ou legumes (opcional).

Modo de fazer:
Lave o arroz em água corrente até remover completamente o líquido branco. Escorra bem. Leve o azeite ao fogo em uma panela e, nele, refogue o alho e a cebola até dourar. Se decidir usar tabletes de caldo de legumes, galinha ou carne, aproveite para dissolvê-lo no azeite. Adicione o arroz e refogue-o até que esteja bem frito (uma dica é virar bem a colher e ver o quanto o arroz cai ‘juntinho’). Em seguida, cubra a panela com água morna, acerte o sal e abaixe o fogo, deixando a panela semi-tampada. Conforme a água for reduzindo, adicione mais e abaixe o fogo como se fosse desligá-lo, deixando-o bem brando, e com a panela tampada. Prove o arroz para ver se ele já está cozido e espere a água evaporar para servir.

Dicas:
Dependendo da marca do arroz, pode-se adotar algumas dicas simples para deixá-lo soltinho, como usar água gelada – ou fervente – na hora de cozer o grão. Outra dica bastante simples é pingar algumas gotinhas de vinagre na hora de “fritar” o arroz, refogando-o.

O arroz do tipo arbóreo e o Gohan, arroz japonês, costumam ficar mais empapadinhos e podem ser usados, respectivamente, para fazer risotos e para preparar pratos da culinária oriental. O arroz integral pode levar um pouquinho mais de tempo para cozer.

Caso sobre arroz, espere ele esfriar e guarde na geladeira para não azedar. Na hora de requentar, pingue um pouco de água o arroz disposto na panela e, com o fogo brando – quase apagando – aqueça o alimento.

O grão também pode ser feito no micro-ondas e em panelas elétricas, demandando outras formas de ser preparado.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.