A arte de modificar o corpo

Body modification (or body alteration) é a deliberada alteração do corpo humano, por qualquer motivo não-médico. São feitos em função de demandas estéticas, para o realce sexual, em ritos de passagem, motivos religiosos, ou para se mostrar aos membros do grupo ou afiliação, para marcar o corpo com arte, chocar os valores estabelecidos ou simplesmente como auto-expressão. Sua definição mais ampla inclui cirurgias plásticas, decoração socialmente aceitável (por exemplo, perfuração da orelha, o que é comum em muitas sociedades), e os direitos religiosos de passagem (por exemplo, a circuncisão em inúmeras culturas), bem como o moderno movimento primitivista.

São vários os tipos de modificação corporal, as quais se distinguem também entre as culturas. Tatuagem e implante ocular (implanta-se jóias no globo ocular), remoção voluntária de partes do corpo, tais como o pênis (penectomia), testículos (castração), clitóris, lábios ou mamilos; aumento do tamanho do pescoço usando anéis (na verdade ocorre a redução dos ombros). Alguns chegam a usar de outros métodos como a queima controlada ou cauterização do tecido, para proporcionar cicatrizes e a formatação do ouvido, com o eventual corte da orelha (a pessoa fica similar aos mitológicos elfos).

Outras práticas de modificação corporal ocorrem como resultado final de alguma atividade cotidiana: o uso de corpetes para afinar a cintura, a ligação dos pés, costume proveniente da China em que os pés das mulheres eram quebrados e então pressionados como forma de se manter o pé pequeno.

Os pescoços esticados (às vezes também de outros órgãos) de mulheres entre os birmaneses da tribo Kayan, são resultado de usar bobinas de bronze em torno de seus pescoços. Esses anéis comprimem as costelas e a clavícula superior, mas não é clinicamente perigoso. É um mito que a remoção dos anéis fará com que o pescoço “caia”; as mulheres Padaung os removem regularmente para a limpeza.

A seguir, vídeo com o Homem Gato.