Desenhos gigantes no deserto

As linhas de Nazca são um conjunto de geóglifos antigos localizados no deserto de Nazca, no sul do Peru. Eles foram nomeados Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994. O planalto árido se estende por mais de 80 km entre as cidades de Nazca e Palpa nos Pampas de Jumana, a cerca de 400 km ao sul de Lima. Embora alguns geóglifos locais lembrem motivos Paracas, estudiosos acreditam que as Linhas de Nazca foram criadas pela cultura Nazca entre 400 e 650 dC. São centenas de figuras individuais em complexidade de linhas simples, compondo beija-flores estilizados, aranhas, macacos, peixes, tubarões, orcas, lhamas, e lagartos. Centenas são linhas simples ou formas geométricas, e mais de setenta desenhos de animais como aves, peixes, lhamas, jaguares, macacos, ou figuras humanas. Outros projetos incluem formas fitomórficas, como árvores e flores. As maiores figuras têm mais de 200 metros de extensão.

Os estudiosos divergem na interpretação do propósito dos desenhos, mas em geral eles atribuem significados religiosos para eles. Os geométricos poderiam indicar o fluxo de água ou serem ligados a rituais para chamar água. As aranhas, pássaros e plantas poderiam ser símbolos de fertilidade. Outras explicações possíveis incluem: esquemas de irrigação ou gigantes calendários astronômicos. Devido ao clima seco, sem vento e estável do planalto, e ainda ao seu isolamento, a maior parte das linhas foram preservados.

Após inundações e deslizamentos de terra na área em meados de fevereiro de 2007, Mario Olaechea Aquije, arqueólogo residente do Instituto Nacional de Cultura do Peru, e uma equipe de especialistas examinou a área. Ele disse: “deslizamentos de terra e chuvas torrenciais não pareceram ter causado qualquer dano significativo para as Linhas de Nazca”, mas a próxima estrada Pan-americana do sul sofreu danos, e “os danos causados ​​às estradas devem servir como um lembrete para o quão frágeis são essas figuras.”

A seguir, documentário do History Chanel sobre as Linhas de Nazca.

Relacionados