Aconcagua: A montanha mais alta das Américas

O Aconcagua é a montanha mais alta das Américas com 6962m. Ele está localizado na Cordilheira dos Andes, na província argentina de Mendoza, que se situa 112 km a oeste pelo norte de sua capital, a cidade de Mendoza. O cume também está localizado a cerca de 5 km da província de San Juan e 15 quilômetros da fronteira internacional com o Chile. Aconcagua é o pico mais alto do hemisfério sul e o mais alto fora da Ásia. É um dos Sete Cumes, as montanhas mais altas de cada continente.

O Aconcagua é limitado pelo Vale de las Vacas ao norte e leste e pelo Valle de los Horcones Inferior ao oeste e sul.

A montanha foi criada pela subducção da Placa de Nazca sob a placa Sul-americana durante a orogenia Andina geologicamente recente, no entanto, não é considerada um vulcão.

Em termos de montanhismo, Aconcagua é uma montanha tecnicamente fácil se se segue pelo norte, a via normal. O Aconcagua é indiscutivelmente a mais alta montanha para não-técnicos do mundo, uma vez que a rota do norte não faz absolutamente serem necessárias cordas, machados, e pinos. Embora os efeitos da altitude serem graves (a pressão atmosférica é de 40% do nível do mar ao cume), o uso de oxigênio suplementar não se faz necessário. A doença das alturas afetará a maioria dos escaladores, em certa medida, de acordo com o grau de aclimatação.

As rotas para o pico do sul e sudoeste são mais exigentes e a da subida pela face sul é considerado muito difícil.

A seguir, vídeo com mais dessa monumental montanha.

Relacionados