Os países mais pobres do mundo

Os critérios adotados para a classificação dos países mais pobres do mundo leva em conta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), industrialização tardia ou inexistente, baixa produtividade agrícola, disparidades sociais, fome e endividamento. A maior parte deles possui economia dependente de um único produto, muitas vezes matérias primas, sem diversificação da produção agrícola e industrial. Muitas vezes os países mais ricos (vide Nações Unidas) emprestam dinheiro a essas nações para elas diversificarem sua economia, porém incorrem em círculos viciosos ao não conseguirem pagar seus credores, e serem penalizados pelos países com mais dinheiro a reformas e pagamentos de juros, os quais são forçados a realizar.

Os países mais pobres do mundo

Atualmente a ONU publica o IPH, que passou a considerar o índice de mortalidade infantil, a porcentagem de adolescentes com escola básica, crianças abaixo do peso e renda familiar. A maior parte desses países, por fatores históricos e econômicos estão na África, destacando apenas três países não-africanos, Timor Leste, Bangladesh e Papua Nova Guiné.


Os países mais pobres do mundo

Quem encabeça a lista é Serra Leoa, onde a renda per capta é de 490 dólares por ano, e a expectativa de vida é de apenas 29 anos. Em segundo lugar vem a Tanzânia, com uma economia voltada para a agricultura e que emprega 80% de mão-de-obra e é responsável por 82% da exportação; os nativos vivem em média 52 anos. Em terceiro a Etiópia, onde predomina a agricultura como fonte de renda, respondendo por 80% do PIB nacional; os habitantes vivem em média 52 anos. Em quarto a Somália, país com poucos recursos naturais e que também tem a agricultura como carro chefe de sua economia; abriga uma das maiores nações de subnutridos do mundo, e os habitantes tem expectativa de vida de 48 anos. E por último o Camboja, país onde a economia se concentra na produção de arroz e na exportação de matérias-primas, com uma baixa renda per capta baixíssima e com uma população vivendo em média 59 anos.

Os países mais pobres do mundo

Continua a mesma história de sempre, os mais ricos se desenvolvendo às custas de países sem poder de influência, com uma população fraca e explorada pelos seus governantes, além de ultrajada diversas vezes ao longo da história pelos colonialistas do século XIX. A ONU sempre pretende ajudar, contudo quem tem o direito a mando nessa instituição são os mesmos países que exploram os mais pobres. É realmente lamentável.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

9 comentários

  1. jjjjjjjjjjjacintaaraujodecristo escreveu:

    deveria ter uma lei para todos da classe media acima doar um pouco do que tem

  2. Ribamar Marinho de rr. brasil escreveu:

    Que Deus tenha miséricordia desses nossos irmãos Africanos que sofrem todo tipo de degradasão e humilhasão pelos os desuhumanos, pois tenho serteza de que todos os humilhados do mundo vão ser recompensádos por deus em quanto que os humilhadores vão queimar suas almas no fogo do inferno.

  3. anastacio escreveu:

    se todos doacem um pouco do q tem o mundo não seria tão cheio de fome, miséria e desigualdade social compartilhe ,seja um bom cristão.

  4. Luanah Moreira escreveu:

    Se as pessoas soubessem o que estão a fazer quando desprediçam comida… ‘-‘ seria um pouco diferente.
    Ah tem também aqueles que não se contentam com o que têm…
    Custa ver esse tipo de coisas :(

  5. Rino escreveu:

    Espero que sim.

  6. cê escreveu errado, eu tô di novo escreveu:

    PAÍSES PODRES NÃO CONHEÇO ALGUM ALÉM DO NOSSO.- AGORA POBRES CONHEÇO MUITOS, INCLUSIVE ÀQUELES QUE ACREDITARAM NO “ESPERANÇA DE ALGUÉM QUE NÃO VEIO”.

  7. paula escreveu:

    Infelizemte a falta de amor ao próximo tem trazido grandes problemas para humanidade.Mas acreditem que em breve esta situação vai mudar.

  8. Debora Reis escreveu:

    Eu sempre me pergunto,quando me deparo com esse tipo de cenas:Até quando a humanidade ficará de olhos fechados vendo de braços cruzados e totalmente indiferentes a destruição,degradação e a completa falta de recursos,carinho e solidariedade para com seus irmãos…Até quando vão achar que não fazem parte? Até quando? Será que alguém pode dizer?

    • francisco marcondes escreveu:

      os paisesricos em vez de se preocuparem com armas mandar homens pro espaço deviam se preocupa r em ajudar os paises pobre acabar com afome no mundo porque isso e muito facil eso querer e ter força de vontade

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.