A Fonte de Trevi

Um dos pontos turísticos mais famosos da Itália, a Fontana de Trevi (ou “Fonte dos Trevos”) situava-se no cruzamento de três estradas, marcando o ponto final do mais antigo aqueduto da cidade de Roma, o Acqua Vergine. Uma lenda diz que os técnicos que a contruíram, foram orientados por uma virgem a achar uma fonte de água, que estava a mais de 22 quilômetros da cidade. A água dessa fonte foi desviada e enviada à cidade, e curiosamente, diretamente para o menor aqueduto de Roma, aos banheiros do general Marco Vipsânio Agripa, genro do Imperador Augusto. Esse antigo costume de se colocar uma bela fonte no final de aqueduto só pôde ser reavivado com a Renascença, uma vez que na Idade Média os romanos tiveram seus aquedutos destruídos pelos godos, ocasionando a perda de água limpa na cidade. Os cidadãos romanos tinham que usar águas de poços e rios poluídos, onde desaguava o esgoto da cidade, como o rio Tibres.

Durante o renascimento várias competições ocorreram entre artistas e arquitetos para a reforma da fonte. Porém ela somente foi restaurada em 1998. As esculturas foram limpas e polidas e a fonte recebeu bombas para circulação da água e sua oxigenação.

O pano de fundo para a fonte é o Palazzo Polli, um edifício histórico de Roma, que proporciona uma visão impressionante com sua ordem colossal de pilastras coríntias. No centro, um arco triunfal robustamente modelado é sobreposto à fachada do Palazzo.Também pode ser vista uma magnífica estátua do deu Netuno puxado por um cavalo, acompanhado por seu séquito.

A Fonte de Trevi é também muito conhecido por ter sido cenário de La Dolce Vita, do diretor Frederico Fellini, na qual interpretam os atores Marcelo Mastroianni e a bela Anita Ekberg.

A seguir você pode ver um vídeo com essa famosa cena!