Como tirar atestado de antecedentes criminais pela internet?

O atestado de antecedentes criminais é muito solicitado pelos recursos humanos das empresas na hora da contratação de um empregado. O que muita gente não sabe é que o certificado pode ser retirado de maneira prática e rápida pela web. Para isto, basta acessar o site da Polícia Civil do seu estado (lista abaixo) ou da Polícia Federal.

Acompanhe os passos para a retirada do documento pela internet:
Você pode conseguir o documento de duas formas. A primeira é através do site da Polícia Federal, que lista antecedentes cadastrados apenas pela PF. No site, clique na tag Antecedentes Criminais, que fica abaixo da aba Serviços, localizada no lado superior esquerdo da página. Em seguida, você será direcionado para outra página do site, onde deve escolher a opção Emissão e será direcionado para uma página que gera o documento. Nesta etapa, será necessário preencher as seguintes informações: nome, nome do pai, nome da mãe, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, número e série do passaporte, documento de identificação (RG, ou carteira de identidade), órgão emissor e CPF.

Em seguida, clique no botão Pesquisar, localizado abaixo da página. Na sequência, abrirá uma caixa de segurança, onde você deve digitar o código da imagem e clicar em Validar para dar sequência na geração do documento. O documento é gratuito, tem validade de 90 dias, e será gerado com um código digital, que poderá ser conferido pelo requerente. Para que o documento seja originado com sucesso é recomendado que você utilize o navegador Internet Explorer ou o Mozilla Explorer.

Mas atenção, essa Certidão de Antecedentes Criminais consulta apenas os dados informatizados da Polícia Federal, para gerar um documento avalizado pela Polícia Civil do seu estado, solicitação que é mais comum, você deve procurar um dos seguintes endereços:

Nessas páginas, procure pela aba Serviços e clique em Antecedentes Criminais. Siga as instruções, preenchendo os dados necessários como nome, CPF, RG, nome do pai e da mãe, etc… Clique no botão que corresponde a gerar documento, que pode ser Emitir, Solicitar ou Gerar. O documento também será gerado com um código digital, que poderá ser conferido na própria página da Polícia Civil.