Por que os olhos podem ficar vermelhos em fotografias?

Antigamente, no tempo da fita cassete, era uma surpresa ruim quando, ao revelarmos filmes de máquinas fotográficas, nos deparávamos com vários olhos vermelhos nas fotografias – que estariam, então, perdidas. Com as máquinas digitais, os olhos vermelhos tendem a sumir já que as fotografias consideradas ruins são facilmente apagadas pelos fotógrafos. Mas, por que os olhos saem vermelhos em algumas fotos?

O olho humano tem semelhanças com uma câmera escura com relação a seu princípio funcional. A pupila é de cor preta, já a retina – que ajuda na fotossensibilidade do olho – contém muitos vasos sangüíneos – o que lhe atribui uma coloração avermelhada.

Quando estamos em locais com pouca iluminação, a pupila tende a se dilatar. Se uma fotografia for tirada, neste momento, o flash encontra a pupila com uma grande abertura; desse modo, sua luz é refletida pela retina de forma direta, causando o efeito dos olhos vermelhos.

Um fenômeno semelhante pode ocorrer entre os gatos. Os olhos dos felinos podem refletir o flash nas cores azul ou verde. Isto porque estes animais possuem, atrás da retina, uma camada refletora que melhora a visão noturna; esta camada é o que provoca o reflexo em cores diferentes.

Algumas câmeras digitais possuem a opção de reduzir os olhos vermelhos. Uma boa dica para evitar esse efeito é olhar para uma lâmpada acesa antes de ser fotografado. Outra dica é realizar uma pós-edição da fotografia através de programas editores de imagem.