Curiosidades Saliva de morcego pode ajudar vítimas de AVC

Saliva de morcego pode ajudar vítimas de AVC

Uma nova pesquisa está sendo realizada no campo da medicina. Pesquisadores britânicos estão fazendo testes com a saliva de morcegos-vampiros para o tratamento de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) – vulgarmente conhecido como “derrame cerebral” – que é caracterizado pela rápida perda da função neurológica em decorrência do entupimento ou rompimento de vasos sangüíneos cerebrais.

Especialistas do Hospital da Universidade de North Staffordshire estão desenvolvendo um medicamento à base de uma proteína encontrada na saliva destes morcegos. O remédio tem a função de ajudar na dissolução de coágulos no cérebro que sofreu um AVC.

A saliva dos morcegos-vampiros começaram a ser pesquisadas após estudiosos terem verificado que, ao abocanhar suas vítimas, o sangue delas torna-se fino o suficiente para que os morcegos possam sorvê-lo.

Duas pessoas que sofreram acidente vascular cerebral já receberam o medicamento que está sendo considerado um dos maiores avanços no tratamento de AVCs nos, pelo menos, últimos vinte anos.

A droga feita com a saliva dos morcegos-vampiros recebeu o nome de desmoteplase e pode ser dada aos pacientes até nove horas após o AVC ter ocorrido – diferente dos demais medicamentos que somente surtem efeito de dissolver os coágulos se dados às vítimas dentro de quatro horas após o derrame.

Se todos os testes forem bem sucedidos, este remédio poderá entrar em circulação regulamentada dentro de três anos, o que seria uma ótima notícia para todos aqueles que já sofreram derrame; é o que diz Christine Roff, pesquisadora da Universidade de North Staffordshire.

ÚLTIMAS POSTAGENS

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui