O Monastério de Meteora

Os monastérios de Meteora ficam na Grécia, situado perto da cidade de Kalabáka, no centro-norte grego. É um dos maiores complexos de mosteiros do mundos. Os mosteiros estão erguidos sobre grandes e espetaculares rochedos de arenito e ao todo, são seis mosteiros que ainda estão de pé. O maior pico, no qual está um mosteiro, tem aproximadamente 549m, e o menor 305m! O nome Meteora significa “rochas suspensas”, ou “colunas do céu”.

Apesar da história de sua fundação ser desconhecida, postula-se que os primeiros eremitas que alí se estabeleceram, viveram nas cavernas, no século XI. No fim do século XI e final do XII, formou-se um estado monástico, centrado na igreja de Theokatos (mão de Deus, existente ainda hoje). Os monges que procuravam refúgio, devido a ocupação otomana ( o Ímpério Bizantino nessa época já via seu declínio iminente), encontraram nos rochedos um lugar ideal, inacessível e seguro. As preocupações dos monges com a segurança revelaram-se determinantes, assim como os desígnios religiosos que eles entreviam naqueles domínios aéreos. Eles talvez entendessem que essa proximidade celeste, era por necessidade uma circunstância propícia à requerida caminhada espiritual.

Existiam 20 mosteiros, dos quais apenas 6 ainda estão por lá. Dos 6, cinco são masculinos e um é feminino. Os nomes dos mosteiros são: Megalos Meteoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração), Varlaam, Agios Stephanos (Santo Estêvão), Haguia Triada (Santíssima Trindade), São Nicolau Anapausas e Roussanou.

Para se chegar aos mosteiros, eram necessários guindastes, pois não haviam escadas e estas foram construídas somente em 1920. Em 1988, esses rochedos foram classificados Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Abaixo, um vídeos com mais algumas imagens de Meteora.

Relacionados