O que são números romanos

Os algarismos romanos são o sistema numérico utilizado por este povo, os romanos. Este sistema foi utilizado até 900 dC, quando passou a ser utilizado o sistema numérico arábico. Este era o sistema de numeração utilizado na época de Jesus Cristo. Foi desenvolvido e melhorado na época da Roma Antiga e utilizado em todo o império. Diferentemente do nosso sistema (o arábico), o sistema dos romanos utiliza exclusivamente letras e não números. Mas este antigo sistema é utilizado até hoje em capítulos de livros, datas de acontecimentos históricos, séculos, relógios e nomes de papas. Entretanto para fins matemáticos este sistema foi inutilizado há muitos séculos.

A origem

A origem desta numeração é incerta até hoje, mas tudo indica que uma de suas origens foi na numeração ática, criada pelos gregos em torno de VII ac. Este sistema de numeração possuía apenas os número 1, 5, 10, 100, 1000 e 10000.

Os romanos pegaram este sistema de numeração e mudaram para sua própria aplicação, na qual o I representava o um, V para o cinco, X significando 10, L para 50, C para 100, D para 500 e M para mil. Esta numeração é dividida nos símbolos I, X, C, M que são chamados de fundamentais, e o V, L e D, que são os números intermediários.

Números mais extensos

Todos os números nos tempos romanos eram escritos assim, o que exigia muita atenção por parte do leitor, principalmente quando envolvia números grandes. Por exemplo, a escrita do ano de 1888 é igual a MDCCCLXXXVIII. Todos os números do sistema romano utilizam letras maiúsculas, já que no alfabeto romano não existem letras minúsculas.

Para não ficar números muito maiores do que já eram, os romanos utilizaram o chamado “sistema subtrativo e aditivo”. O número 3 é escrito III, então o 4, por convenção, seria IIII. Mas no sistema subtrativo e aditivo ao colocar o I após o V, significa que você está adicionando 1 ao 5 e da mesma forma colocando antes, na qual se diminui 1 do 5, formando o 4.

O zero

O zero é um número que foi inserido apenas pelos árabes, portanto não existia na numeração romana. Isso porque quando foi introduzida a numeração romana, não existia interesse por parte dos romanos na utilização deste sistema para cálculos. O grande interesse era a contagem de objetos, de animais e de mercadorias, portanto, o zero não era essencial.

Conversor online

Converta online os números romanos aqui.