Como organizar uma festa de casamento

Além do prazer, no entanto, uma festa de casamento é cara e trabalhosa. É preciso saber organizar muito bem, para que a data se torne inesquecível para todos. E também para que não ultrapasse (muito) o orçamento: não é nada bom começar uma vida a dois com dívidas.

Especialistas, como banqueteiras e cerimonialistas são unânimes em dizer que é fundamental começar a organizar a festa de casamento com um ano de antecedência. Pode parecer exagero, mas são muitos os compromissos e as providências a serem tomadas.

Caindo na real

O casal está apaixonado, anseia por ter o seu próprio cantinho, mas é preciso ser realista: somar as economias, verificar a capacidade de poupança para os próximos meses e dimensionar como será a festa de casamento.

Se o novo par pensar em viajar na lua de mel ou casar-se em uma igreja mais luxuosa, as despesas crescem. O ideal é colocar tudo em uma planilha eletrônica. É possível encontrar diversos modelos para download na internet. Na hora de dimensionar os custos, é preciso não se esquecer de anotar também os compromissos financeiros mensais.

Diversos serviços podem ser parcelados: roupas dos noivos, aluguel de carro, salão de festas, serviço de buffet, decoração, etc. Quanto antes eles forem contratados, menores serão as parcelas de pagamento. Mais um motivo para iniciar os preparativos com antecedência: algumas igrejas e salões têm prazo de espera que pode ultrapassar um ano. O ideal é contratar salão e buffet em um mesmo serviço, já que o preço fica mais em conta.

Os preços variam de acordo com a época do ano: apesar de maio ser o mês mais tradicional, ele definitivamente não é mais o mês das noivas: os casais dão preferência a subir ao altar em dezembro. O menos procurado é fevereiro, por ser mais curto, ter a pausa para o Carnaval (que, em alguns anos, cai em março) e marcar o início do ano letivo, dificultando as viagens de parentes que moram em cidades mais distantes.

Pesquise bastante

Os preços para uma festa de casamento variam bastante, especialmente nas grandes cidades. Felizmente, a rede mundial é um bom auxiliar neste momento: além dos sites dos serviços que precisam ser contratados, há páginas especializadas com a relação dos preparativos necessários e comparativos de preços em uma mesma região.

Vale lembrar que, por norma das igrejas, o casamento deve ser realizado na paróquia de residência de um dos dois. No caso de o casal optar por realizar a cerimônia em outro local, terá que pagar algumas taxas. A cerimônia religiosa também pode ser realizada fora de uma igreja – uma chácara, por exemplo –, mais isto também implica a incidência de outros custos.

Quem tem boas condições financeiras pode contratar uma assessoria especializada. Um cerimonialista realiza diversas festas de casamento por ano e, desta forma, já conhece o “caminho das pedras”. Certifique-se, no entanto, de que seja um profissional responsável. Procure outros casais, cheque sites de defesa do consumidor para identificar possíveis queixas e fuja dos “picaretas”.

Outra possibilidade é organizar a festa no estilo “faça você mesmo”. Isto só é indicado, porém, para casais criativos, com disponibilidade de tempo e muita ajuda de amigos e parentes. As revistas de noivas (inclusive eletrônicas) oferecem várias dicas para planejar um evento exclusivo.

Os preparativos para uma festa de casamento

Tradicionalmente, a festa de casamento era custeada pela família da noiva, mas, atualmente, as despesas com o evento quase sempre são divididas pelas duas famílias. Quase sempre, as mães dos noivos se empenham mais nos preparativos; boa parte dos homens se limita ao apoio financeiro. Aliás, o planejamento não é um bom momento para excluir a(s) sogra(s): esta não é a melhor maneira de iniciar uma família.

É preciso pensar nas seguintes providências: enxoval, vestido da noiva, convites, participações e serviço de entrega. Alguns convidados especiais, como os avós, merecem a distinção de uma visita pessoal. Mas isto demanda muito tempo com os deslocamentos.

Em tempos de conexão total, muitos casais se rendem à tentação de fazer os convites por e-mail. Um casamento, entretanto, é uma ocasião única, que merece a impressão de convites formais. O correio eletrônico pode ser utilizado para a confirmação das presenças (R.S.V.P.), providência útil também para evitar pagar pelo serviço de buffet para convidados que não possam comparecer à festa.

Os noivos devem dar atenção especial aos serviços de decoração, arranjos de flores, música, contratação de fotógrafos e cinegrafistas.

Eles ainda precisam estar atentos ao salão de festas, ao cardápio que será servido (e isto inclui uma série de degustações), bolo de noiva, bem-casados, transporte da noiva para a igreja (e dos noivos para a festa) e até das gorjetas que deverão ser pagas a garçons, seguranças, manobristas, etc.

Sobre as roupas: o vestido da noiva e das madrinhas e os ternos do noivo, dos pais e padrinhos devem ser planejados com bastante antecedência. Em muitos casos, os noivos se responsabilizam também pelos trajes de pajens e damas de honra. Noivos que brigam com a balança têm que redobrar os cuidados com a dieta alimentar.

As despesas não terminam: antes da festa de casamento, é necessário reservar o dia da noiva (alguns homens já aderiram ao dia do noivo), pagar as taxas de cartório e honorários para o casamento civil, pagamento da cerimônia religiosa, acomodação e transporte de parentes que venham de outras cidades e alianças.

Antes de começar os preparativos, o novo casal deve se submeter a exames médicos pré-nupciais, para certificar-se de que está tudo bem na saúde. É bastante comum que os noivos troquem presentes especiais no “grande dia”. Pais e padrinhos precisam receber ao menos uma lembrança.

Finalizando

A festa de casamento acontece no início de uma nova etapa – o “primeiro dia do resto de nossas vidas”, se tudo der certo. É necessário não negligenciar em outras necessidades vitais: o local onde o novo par vai viver, por exemplo; se for adquirido um imóvel na planta, a construtora precisa entregá-lo em tempo hábil. Se for preciso fazer uma reforma, isto certamente ocupará ao menos seis meses.

Evite cair nos seguintes erros, muito comuns em todas as faixas de renda: não escolha o local da festa apenas pelo preço. Um espaço que precise ser transformado (ou disfarçado) pode ficar muito mais caro, desequilibrando o orçamento.

Muitos casais fazem a lista de convidados esperando que aquele vizinho distante ou a tia-avó que mal consegue se locomover não compareçam à cerimônia e à festa. É preciso convidar exatamente as pessoas representativas para os noivos.

Os serviços de buffet sempre contam com uma “reserva estratégica”, mas ela não é ilimitada. Os noivos também devem checar o limite para a festa com os organizadores: muitos serviços incluem, no horário, o tempo necessário para a desmontagem – e isto não pode acontecer enquanto os convidados ainda estão se servindo.

Uma festa de casamento deve ser original, com bons serviços. Muitos noivos, no entanto, exageram na contratação das atrações e acabam transformando o evento em algo confuso. Se houver um DJ, não é preciso contratar uma banda, muito menos uma escola de samba. Mais um cuidado: é preciso conhecer o estilo do DJ, para evitar que a trilha musical se torne uma tragédia para os padrões estéticos dos noivos e convidados.

A festa é um momento especial para os noivos. Isto significa que o novo casal não pode perder muito tempo com os cumprimentos. Além de cansativo, é uma perda da oportunidade de usufruir todos os detalhes do evento.

Esta é uma dica especial para as noivas: não façam mudanças radicais no visual às vésperas do casamento: nestes momentos, cortes radicais, tingimentos, permanentes e alisamentos podem não atingir os resultados esperados, prejudicando o look sem grandes chances que isto possa ser remediado. E não se esqueçam: o penteado deve acompanhar o véu e a grinalda.