Como funciona a disputa de triatlo

Para quem busca sair do sedentarismo e começar a se exercitar, fazer várias atividades e usar vários aparelhos é uma forma de estar 100% com a saúde e o condicionamento físico. Mas se você continuar se exercitando e gostar em especial de natação, corrida e bike, então porque você não começa a pensar em fazer triatlo?

O triatlo é uma modalidade esportiva bem puxada, pois os integrantes dela tem que correr, nadar e pedalar muito para alcançar o lugar mais alto do pódium, mas vale a pena quando você quer se superar e competir para conseguir novas oportunidades no esporte. Veja como funciona a disputa de triatlo e comece a se preparar para as próximas competições.

História

O triatlo começou nos Estados Unidos na década de 70 a primeira vez que aconteceu uma competição de triatlo foi no ano de 1974 na cidade de San Diego. Nessa competição os atletas Jack Johnstone e Don Shanahan desafiaram 46 atletas para uma competição onde deveriam nadar 460 metros, pedalar 8 km e correr pouco mais de 9,5 km. Conforme foi passando o tempo, a prova continuou do mesmo jeito porém com as distâncias diferentes.

Quando começou o chamado Ironman, John Collins o realizador do evento desafio alguns atletas para encarar 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida, uma verdadeira loucura!

Muitas competições

De lá pra cá muitas competições de triatlo foram criadas, sendo algumas de apenas 1 dia e outras que chegam 18 dias de provas como é o caso da Deca Triatlo Duplo que chega a ter 20 vezes mais de distância nas três modalidades do Ironman. São 76 km a nado, 3600 pedalando e 844 correndo, tendo alguns momentos para dormir e descansar.

Os atletas chegam a se exercitar mais de 17 horas durante o período de competições no caso do ironman Deca Triatlo Duplo. A natação é feita em mar aberto, o ciclismo e a corrida na rua, tendo a participação dos pedestres e torcedores.

Fiscais para segurança dos resultados

As competições não possuem regras muito rígidas por conta até da própria rigidez da competição, porém há fiscais que acompanham todo trajeto para garantir que os atletas não saiam do caminho ou tentem trapacear.