Como biscoitos da sorte são feitos?

A produção dos biscoitos que não podem faltar num banquete à la China não é complicada. Na verdade os ingredientes usados são simplesmente farinha, fermento, açúcar, óleo de palmiste (derivado da amêndoa da palma) e ovo em pó.

Os biscoitos da sorte tem sua origem datada no século 13, quando Genghis Khan comandava o império mongol, durante um confronto. A guerra era uma disputa pela unificação da área e, segundo os mais antigos, os mongóis não comiam biscoitos, então os chineses se utilizavam disso para esconder mensagens de combate secretas e jogavam os biscoitos para os soldados em campo. Por ter saído vitoriosa, a China adotou a receita como arte da cultura culinária do país.

Um restaurante nos Estados Unidos tem um jeito diferente de fazer biscoitos da sorte. Lá as mensagens são, digamos, negativas, como “Trabalhe para o melhor, prepare-se para o pior”. O diretor de marketing da Wonton Food, Bernard Chow, diz que as frases são mais realistas, pois nem todos os dias da vida serão de alegria. Além disso, podem servir como conselho. A desvantagem é que a mensagem pode chegar para o cliente em um dia não muito bom, e até mesmo os que não acreditam acabam ficando um tanto receosos.

Ingredientes

– Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico;
– Fermento;
– Ovo em pó;
– Óleo de palmiste

Modo de Fazer

Os biscoitinhos são produzidos industrialmente. Mais de 2,5 milhões de biscoitos da sorte são feitos mensalmente. Em uma formada, cerca de 48 quitutes são produzidos.

As máquinas misturam os ingredientes enquanto outra máquina imprime as frases. Cada frase é escolhida pelo computador, entre 3 mil opções que estão arquivadas. As frases carregam palavras sábias, sobre saúde, amizade, sorte e algumas filosofias para a vida. Como a língua original é chinesa, as traduções são feitas pelo horóscopo chinês e o oráculo I Ching. A numeração dos papeizinhos, na parte de trás, indica o número da sorte da pessoa, escolhida de modo aleatório. As opções vão de 1 a 60.

Depois de preparada, a massa é colocada em forminhas redondas e ficam assadas em cerca de 50 segundos. A frase é inserida nos biscoitos ainda quentes e o formato de meia lua é feito quando se fecha o biscoito, também por uma máquina. O último passo é embalar. Esta parte é feita por mãos humanas.