Como os perfumes são fabricados

Surgidos em 3 mil a.C., as fragrâncias eram usadas pelo povo do Egito na forma de fumaças com cheiros no momento de orações. Em 800 a.C. os gregos vendiam para outros países óleos fabricados com flores e plantas. Por volta de 600 a.C. a Babilônia comercializava perfumes e era uma dos principais pontos.

como-os-perfumes-sao-fabricados

Para fazer os perfumes, primeiramente pesquisas são realizadas para escolher que itens usar na fabricação da nova fragrância. São usados de 30 a 300 materiais. Os perfumes possuem três cheiros, ou “notas”. A nota de saída é aquela que fica no ar imediatamente após a aplicação. A nota de coração é a que fica na pele quando o perfume seca e a nota de fundo é a que mantém o cheiro. É a parte mais cara da produção.

1. A pesquisa de mercado identifica o público alvo e o estilo vigente, para iniciar a fabricação. Após definir entre jovens, mulheres, etc., de estilo esportivo, romântico, entre outros, a embalagem e o produto começa a ser produzidos.

2. O perfumista faz a fórmula, que será reproduzida pelo laboratório, utilizando os ingredientes (de 30 a 300). Da mesma fórmula resultam cerca de 15 cheiros diferentes, testados pelos consumidores.

3. O perfume aprovado pela maioria é produzido em massa. A matéria-prima inicial é medida e misturada com água, álcool e algumas fragrâncias. Depois ganha intensidade em um recipiente.

4. Tubos ligam os recipientes a máquina, onde o líquido será embalado. A tampa, o protetor e embalagem são aplicados por outras máquinas. Por fim vem o lacre de proteção, um plástico envolvendo a embalagem por fora.

5. O perfume é guardado no estoque da fábrica e depois enviado para lojas, revendedoras, representantes e pessoas vendedoras do produto através de catálogos.

Onde aplicar

Tomar banho de perfume não é o ideal quando se quer um cheiro leve, mas agradável, ou até mesmo sedutor. A dica é aplicar o produto nas áreas do corpo que mais esquentam no decorrer do dia: no pescoço e na nuca, na parte de trás das orelhas e dos joelhos, na junta entre o braço e o antebraço e no pulso.

Para comprar perfumes é bom ter em mente que geralmente perfumes adocicados ou florais são femininos, e os cítricos, muito usados no verão por serem refrescantes, são unissex. As fragrâncias amadeiradas são sensuais e masculinas. As orientais são fortes, mais exóticas. As fougére são mais clássicas, francesas, geralmente para cavalheiros. Fora isso, a preferência por cheiros varia muito entre pessoas e personalidades.