Animais gays existem?

Pesquisas ao longo dos anos mostraram que em todo o reino animal existem comportamentos homoafetivos. O motivo para se envolver com indivíduos do mesmo sexo muda entre as espécies. No caso da mosca da fruta, existe relação entre machos porque eles não possuem o mecanismo para diferenciar machos e fêmeas. Já os golfinhos, praticam relações homossexuais para manter o grupo mais unido. Apesar de ser abrangente, o tema é ainda um tanto polêmico, já que nem toda relação tem finalidade reprodutiva.

Normalmente as pesquisas existem para avaliar qual a origem do comportamento homoafetivo entre animais, não as consequências. Fatores sociais, como indisponibilidade de fêmeas, stress na colônia e até mesmo fatores climáticos são alguns responsáveis pela atitude de alguns animais gays. Questões genéticas também estão sendo analisadas.

Libera Geral

Conheça alguns exemplos de animais homossexuais e bissexuais espalhados pelo mundo.

1. Morsa

Antes de estarem maduras sexualmente, as morsas apresentam relações homossexuais como uma espécie de treinamento. Grande parte dos machos é bissexual. Eles se reproduzem com as fêmeas no período propício e depois cruzam com machos.

2. Bonobo

Essa espécie de macaco é conhecida por fazer sexo por prazer. A maioria dos bonobos é bissexual e cerca de 75% das relações sexuais não tem finalidade reprodutiva. Quando o equilíbrio da comunidade está instável, eles partes para a orgia ao invés da briga, e acaba sobrando para todos os sexos.

3. Bisão

Os bisões são animais que lutam pelo território e brigam muito, geralmente descarregando as tensões no sexo. As fêmeas só cruzam uma vez ao ano para reprodução, então os machos mais fracos vão para a cópula com os machos mais fortes e estressados.

4. Albatroz

Os albatrozes são pássaros muito propícios ao lesbianismo. Quando a colônia está grande e os casais têm ovos demais para cuidar, pares do mesmo sexo se juntam para cuidar dos filhotes.

5. Leão

O rei da selva também tem seus pares do mesmo sexo. Quase 10% dos leões criam laços afetivos e trocam carícias entre si. Eles podem ficar unidos por bastante tempo, e até mesmo tentar cruzar.

6. Percevejo

O percevejo tem o peculiar costume de atrair-se por percevejos que acabaram de comer. Quando se aproximam, eles se cortejam e acabam por se montar.

7. Cisne Negro

Os cisnes, especialmente o cisne-negro juntam-se em casais do mesmo sexo quando existem machos demais, ou fêmeas demais. Para ter filhotes, o macho pode acasalar com uma fêmea, e atacar a mãe assim que coloca o ovo, ou então, eles afastam casais hétero para ficar com seus ovos.

8. Mosca da Fruta

Em questões de reprodução a mosca da fruta precisa ser rápida. Como seu ciclo de vida é de 15 a 20 dias, apenas, os machos fazem a festa quando estão maduros sexualmente. Sem conseguir diferenciar machos e fêmeas, acabam cruzando com todos os sexos.

9. Golfinho

Os golfinhos-nariz-de-garrafa líderes são os únicos a se reproduzir com fêmeas. Os outros indivíduos machos fazem sexo entre si ou se unem em grupos de 3 para cruzar com as poucas fêmeas. Além de aliviar as tensões, o sexo ajuda a manter o grupo unido.

Relacionados