A grande cratera azul de Belize

No pequeno páis de Belize, localizado na América Central, estão um espetáculo constituindo por um grande buraco no litoral do país. Eles se referem a ele como “a grande cratera azul”. Está exatamente situado em Light House Reef a meio caminho entre Long Caye Caulker e Sandbore, a 60km da capital, Belize (que leva o mesmo nome do páis). As águas territoriais de Belize contem microcavidade, que são como pequenas entradas para a grande cratera. São conhecidas por buracos azuis, algumas com até 14km de comprimento.

Foram ainda observadas a ocorrência de estalactites e estalagmites dentro dessas cavidades.

A diversidade de espécies é enorme. Segundo pesquisas feitas por mergulhadores, há um vasto número de espécies aquáticas, inclusive algumas que são desconhecidas pela ciência. As imagens captadas de helicóptero desse lugar são surpreendentes. Pode-se ver lindos corais que se desenvolveram circundando a cratera.

Relata-se que a região foi formada há 65 mil anos, no final da última era glacial. Com a era glacial o nível do mar das Bahamas era muito baixo, diz-se que chegava a 150m abaixo do que é hoje! Assim, com a ação das erosões, consequência das redes de água que alí se afiguravam, formou-se a grande cratera. Portanto, foi contituida por um evento ocorrido em um lugar que até então não continha água. Quando o nível da água abaixou, há 10 mil anos atrás, algumas das formações vieram a desmoronar. Assim nasceram os buracos azuis.

A grande cratera hoje se encontra sob a proteção da UNESCO, e foi oficialmente declarada patrimônio mundial!

Relacionados