5 animais ameaçados de extinção…

… e que provavelmente você não conhecia.

Muitas espécies de animais se encontram em extinção e muitas outras estão ameaçadas de se extinguirem. Algumas dessas espécies são desconhecidas da maioria das pessoas. Nesse texto, você irá conhecer 5 delas:

Dugongo: Vários espécimes deste animal costumavam ser encontrados nos oceanos Pacífico e Índico – perto das costas. Trata-se de um mamífero herbívoro que se alimenta de algas. Sua aparência lembra à de um peixe-boi, mas não o confundam. Atualmente, ele está ameaçado de extinção e sua presença ficou restrita a regiões próximas à Austrália – Grande Barreira de Corais e o Estreito das Torres.

Axolote: Esse bichinho, que mais se parece um brinquedo, é um tipo de salamandra aquática. Quando machuca ou perde alguma parte do seu corpo que não seja vital (uma pata, por exemplo), esta se regenera em pouco tempo. Os poucos que existem vivem próximos à Cidade do México. Devido à poluição e drenagem de lagos como, também, a introdução de predadores em seu habitat, essa espécie se encontra ameaçada de sumir da Terra.

Sapo roxo: É um dos sapos mais raros já catalogados. Eles vivem a maior parte de suas vidas debaixo da terra se alimentando de cupins, e, depois, passam cerca de duas semanas sobre a terra para procriarem. Estudos mostram que essa espécie já tem mais de 100 milhões de anos, mas poderá ser extinta em pouco tempo.

Sapo de vidro: Outro sapo ameaçado de extinção. O sapo de vidro impressiona por ser, praticamente, transparente. Essa espécie vive nas florestas tropicais da América Central e, também, na Amazônia e no Pantanal. A devastação da floresta destrói seu habitat natural – as árvores – e, por isso, ele poderá se extinguir.

Proteus: Este tipo de anfíbio é encontrado em cavernas do Leste Europeu. Sua pele é muito semelhante à pele humana. Além dessa característica, os proteus são cegos, podem viver até 100 anos e ficar cerca de 10 anos sem se alimentarem! A destruição de cavernas ou a utilização destas para outros fins é o que coloca essa espécie em ameaça de extinção.

Relacionados