Taj Mahal, uma das 7 maravilhas do mundo moderno

O Taj Mahal já foi tema de música, de filmes e assim, está no imaginário mundial há séculos. Para construí-lo foram necessários mais de 20 mil homens recrutados de várias cidades do oriente. A obra começou a ser realizada em 1630 e só foi concluída em 1652. O imperador Shah Jahan mandou erigir o Taj Mahal em homenagem e memória de sua esposa favorita, Aryumand Bagu Begam, a quem foi designado o nome de Muntaz Mahal (ou seja, “a jóia do palácio”). Ela morreu após dar a luz ao seu décimo quarto filho, e a edificação foi feita em cima de seu túmulo. O Taj Mahal é conhecido por ser o maior prova de amor do mundo. Em suas paredes há referências ao livro sagrado dos muçulmanos, o Corão e nelas ainda estão incrustadas diversas pedras valiosas, entre elas o lápis-azul; e sua cúpula ainda foi costurada com fios de ouro.

O principal dos materiais para a construção do Taj Mahal foi o mármore branco, puxado por bois, búfalos, camelos de uma distância de 300km, nas pedreiras de Makrana no Rajastão. De muitos lugares ainda vieram outros materiais como o lápis-azul do Afeganistão, as turquesas do Tibete, sáfiras do Ceilão e quartzos da Península Arábica. Ainda trouxeram jaspe do Punjab e o cristal e o jade da China. Mais de 1000 elefantes participaram no transporte dessa carga.

O Taj Mahal fica localizado na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, na Índia, às margens do rio Yamuna. Supõe-se que o imperador almejava construir uma réplica do Taj Mahal na outra margem do rio, mas em mármore preto, mas antes disso foi desposto por um de seus filhos, Aurangzeb. Restos de mármore negro podem ser observados ainda hoje na margem esquerda do rio.

Em 2007 foi intitulada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, e se encontra sob a proteção da UNESCO como patrimônio da humanidade.

Em seguida, um vídeo com imagens do Taj Mahal: