O futuro com a “levitação quântica”

Atualmente tem-se debatido cada vez mais sobre as condições pelas quais o mundo consome energia elétrica. Dentro dessa interessante discussão encontram-se cientistas que pesquisam os chamados supercondutores.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A energia elétrica que vem das hidrelétricas sofre uma grande perda, em razão de se transformar boa quantidade dessa energia em energia térmica. Isso acontece devido a resistência dos fios condutores. Essa energia ao ser transformada em térmica se dissipa para o ambiente. Aí que ocorre o grande desperdício até hoje minimizado, porém não extinto. A maneira como alguns cientistas postulam superar esse obstáculo se deve a esperança nos supercondutores.

O vídeo abaixo demonstra a “Levitação Quântica”. Esse experimento consiste envolver camadas finas de safira revestidas de um minúsculo supercondutor e películas de ouro, em um plástico que então é mergulhado em nitrogênio liquido. Ele se movimenta por uma trilha que possui magnetismo contínuo (sem qualquer tipo de fricção). O supercondutor segue esse fluxo determinado. Suspendendo esse disco supercondutor acima ou abaixo de um conjunto de magnetos permanentes, o campo magnético é “preso” dentro do supercondutor, um fenômeno chamado “TrappingQuantum ‘.

A levitação quântica nos aponta um futuro que só imaginamos nos livros de ficção científica. Pois vai além da mera transmissão de energia elétrica. Uma realidade de automóveis, ônibus se deslocando, flutuando nos céus, aparelhos eletrônicos diminuindo o tamanho e os seus gastos de energia, de chips sendo cada vez menores, e de trens balas aprimorados.

Vocês se lembram dos Jetsons? E do skate de “De volta para o futuro”?

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

3 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.