O colosso de Rodes

O colosso de Rodes foi uma grande estátua posta na entrada da cidade de Rodes, que representava o deus Hélios. Foi construída entre 282 a.C e 280 a.C, pelo escultor Carés. Era considerada tão maravilhosa, que levou seu autor ao suicídio após sua realização, em decorrência do pouco prestígio adquirido com a obra. Ao colosso foi atribuído o título de uma das sete maravilhas do mundo antigo. Tinha grande dimensões, e provavelmente causava fantásticas impressões por sua magnitude. Era feita de bronze, tinha setenta tonelada e 30 metros de altura.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O colosso ficava na entrada da cidade grega de Rodes, cada perna estava apoiada em um canal, fazendo com que a escultura fosse vista por todas embarcações, que entravam obrigatoriamente sob as pernas da estátua. Era tão imponente que um homem comum não poderia abraçar seu polegar. Foi construída a mando do povo de Rodes, em comemoração devido a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio, que cercou a ilha, intentando conquistá-la.

A estátua permaneceu por 55 anos, quando um terremoto a jogou no mar, onde ficou esquecida, até os árabes chegarem por lá, no século VII. O povo de Rodes não reconstruiu a estátua, acreditando nos conselhos de um oráculo próximo a cidade, que orientou os habitantes a não construírem outra estátua. Os árabes ao achar a estátua, trataram de vendê-la como sucata. Para se ter uma ideia do volume do material coletado, fora utilizados mais de 900 camelos somente para arrastar o colosso.

Hoje em dia, arqueólogos contestam a real localização da estátua, contrariando a tese de que ela teria ficado submersa (não foram encontrados fragmentos da estátua na baía em que ela submergiu), e afirmando que se situava em uma montanha próxima.

Abaixo, um vídeo com outra imagens do colosso.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.