Curiosidades sobre religiões

Os ateus (que não creem em Deus) e agnósticos (que não se preocupam com questões religiosas) são 18% da população. Entre os 82% que confessam uma crença, 34% são cristãos (a metade deles, católica), 19% são muçulmanas, 14% hinduístas, 6% budistas e os 9% restantes congregam os adeptos de todas as demais religiões existentes no mundo.

Não é possível precisar o número exato de religiões no mundo, mas há catálogos que descrevem mais de dez mil confissões.

Apesar ser a religião com mais fiéis no mundo, o Catolicismo é também a que mais perde adeptos. Igreja Católica vem do grego e significa “comunidade universal”.

O Dia de Todos os Santos, comemorado em 1° de novembro, foi criado em contraposição ao Halloween, dia em que os celtas acreditavam que os mortos poderiam voltar para resolver pendências. O Dia de Todos os Santos reverencia todos os que atingiram o Paraíso, mesmo tendo ficado no anonimato. No dia seguinte, é o momento de rezar pelos que sofrem as pernas do Purgatório: é o Dia de Finados.

Qual o nome comum do mundo? Mohamed, aportuguesado para Maomé. A informação consta do Livro Guiness de Recordes. O profeta de Alá, que viveu no século VIII e fundou o Islamismo tem xarás por todo o mundo muçulmano, que vai de Marrocos à Indonésia, com grupos bastante representativos em todas as partes do mundo. Estima-se que no Brasil haja um milhão de muçulmanos.

Alcorão significa “O Livro”. Bíblia tem o mesmo significado.

O Brasil é o país com o maior número de espíritas; de acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% dos brasileiros se declaram espíritas. Entre os estados, o Piauí é o mais católico (85% da população), Rondônia, o mais evangélico (34%) e o Rio de Janeiro, onde há mais ateus, céticos e agnósticos.

Alguns santos têm trajetórias curiosas. São Jorge nasceu Sigurd, caçador de dragões da mitologia germânica e nórdica. Com a expansão do Cristianismo, ele foi transformado em santo e sua origem foi transportada para a Capadócia (atual Turquia). Quando os escravos africanos começaram a identificar seus orixás com os santos católicos, para poder manter suas tradições e crenças, o orixá da guerra, Ogum, foi identificado com São Jorge.

Céticos e ateus europeus decidiram criar o Dia de Newtal, para homenagear o cientista inglês Isaac Newton na data de seu nascimento. Foi uma provocação: o formulador das leis da física clássica nasceu em 25 de dezembro.