Parque Nacional de Plitvice Lakes

O Parque Nacional de Plitvice Lakes é um lugar situado na Croácia, que se extende por mais de 20000 hectares de bosques e montanhas de vegetação nativa que abrigam 16 lagos, no interior dos Balcãs.

Durante séculos, a água tem mudado o calcário e, assim, a paisagem desta zona. As barreiras de travertino emergentes desaceleraram e mantiveram a água fluindo. A altura destas barragens está em constante crescimento. Em decorrência da base calcária, as água dos lagos são ricas em bicarbonato de sódio, vindos de inúmeros riachos e córregos. Ele é decomposto em carbonato de cálcio, que se deposita com a ajuda de algas e musgos. As densas florestas são lar de inúmeros lobos, ursos e aves raras.

O nome Plitvice foi mencionado pela primeira vez em um documento escrito em 1777 por Dominik Vukasovic, o padre de Otocac. Segundo ele, o nome designava eventos naturais que tinham criado os lagos. Alguns cientistas referem-se ao rio Plitvica como a formação natural que originou o nome. Este pequeno rio deságua em Plitvice Lakes na parte inferior e final dos lagos. A vila próxima leva o mesmo nome. As água de Plitvice Lakes levam depois o nome de Korana, um rio que vai em direção ao norte.

O parque nacional se tornou famoso durante os anos 1960 e 1970 através de várias produções cinematográficas de Westerns do cineasta Karl Maym. Muitas cenas foram filmadas em lagos e cachoeiras.

Em 1979 o parque foi considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Existem zonas que podem ser visitadas no verão e outras que somente no inverno, mas geralmente não existem lugares inacessíveis ao público.

A seguir, vídeo com imagens Parque Nacional de Plitvice Lakes, um dos lugares mais bonitos do mundo.

Relacionados