Cobras voadoras realmente existem?

Uma triste notícia para as pessoas que desejam voar sem asas: vocês nasceram na espécie errada. Se fossem cobras e, mais precisamente, da família das Colubridae, talvez esse voo fosse possível. Isto é, porque essas cobras, conhecidas como Serpentes Voadoras, conseguem voar do topo das árvores, em busca de alimento, ou para fugir de algum predador.

A Chrysopelea Paradisi, nome científico, mede até dois metros, são finas e, de certa forma, até bonitas. Sempre coloridas, tem tons de cinza-escuro ao amarelo com listras pretas, e não impõem muito respeito. A não ser que se veja alguma voando, aí a história muda. Ao alçarem voo, elas dobram a sua largura, achatando-se muito. Com movimentos rápidos, parecidos com um rastejo, conseguem planar por até cem metros. Se fazem isso por preguiça ou para se gabar dos outros animais, a ciência ainda não descobriu.

O que se sabe é que o veneno delas não é letal para o homem, e elas se alimentam basicamente de lagartos e rãs. Seu habitat é o sul e o sudeste da Ásia, portanto, se você nunca avistou nenhuma, não quer dizer que elas não existam. Em um rápido passeio pelas florestas das Filipinas, provavelmente elas aparecem pelos ares, principalmente, porque vivem na copa das árvores.

serpentes-voadoras

Cientistas americanos até mesmo já usaram estas cobras como objeto de estudo, para que sua forma ao planar os ajude a desenvolver robôs que possam fazer o mesmo, através de seu exemplo.

Elas estão entre as espécies de cobras mais incríveis e também estranhas. E de qualquer forma, se você enxergar algo sobrevoando sua cabeça, pode não ser um pássaro, nem um avião. Pior, pode ser a Serpente Voadora. Cuidado!