O maior aeroporto do mundo, em Dubai

Operando há apenas algumas semanas, o Dubai World Central Al Maktoum International Airport (ou apenas DWC, como tem sido chamado) fica, claro, em Dubai, a grande maravilha turística dos Emirados Árabes e coleciona, juntamente com o maior shopping do mundo, o maior edifício do mundo e o maior jardim do mundo (entre outras proezas e façanhas), o título de maior aeroporto do planeta.

fotos-aeroporto-dubai-4

Com capacidade para suportar 12 milhões de toneladas de carga por ano, operando as 24 horas do dia e com uma pista de quatro quilômetros e meio para o Airbus A380 (que só podia ser, claro, o maior avião do mundo) o aeroporto oferece para os passageiros um terminal com 66 mil metros quadrados de largura (espera-se que 160 milhões de pessoas passem por lá todos os anos). O Al Maktoum é o segundo aeroporto em funcionamento em Dubai, e se encontra a cerca de 50 quilômetros do antigo Aeroporto Internacional de Dubai, que em 2012 ganhou o título de aeroporto mais movimentado do mundo, com um trânsito de 57 milhões de passageiros por ano (menos da metade do que espera receber anualmente o novo aeroporto).

“O Al Maktoum International no Dubai World Central terá um papel vital no futuro desenvolvimento de Dubai como centro de comércio, transporte, logística e turismo. Estou impressionado com a eficiência e conveniência deste novo terminal”, disse HH Sheikh Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, Presidente do Dubai Civil Aviation Authority e Presidente da Dubai Airports, na ocasião de sua inauguração.

O aeroporto DWC até o momento opera com três companhias aéreas: A Wizz Air, que oferece transporte aéreo de baixo custo em 30 países e possui filiais em toda a Europa, e fornecerá serviços ininterruptamente, 24 horas por dia, ligando Dubai às Europas Central e Oriental; a Jazeera Airways, que já está operando com dois voos semanais desde o dia 31 de outubro e, mais recentemente, a Gulf Air, que já abriu seu guichê no aeroporto e anunciou que pretende iniciar suas atividades a partir do dia 8 de dezembro, com voos diários para Bahrein. O aeroporto discute proposta com outras operadoras que também tem interesse em operar em Dubai.

O aeroporto ainda não está finalizado. Espera-se aumentar o limite de carga e inaugurar um mercado que funcionará em seu interior. Mas, como você pode ver nas fotos que selecionamos, grandiosidade já faz parte do Al Maktoum.