Safety Truck, o “caminhão transparente” da Samsung

A Samsung Electronics Argentina, juntamente com algumas indústrias parceiras, apresentou o protótipo do Samsung Safety Truck, caminhão com uma nova tecnologia embarcada, desenvolvida para reduzir o número de acidentes nas rodovias. A sede mundial da Samsung fica em Seul, capital da Coreia do Sul.

Mais conhecida no Brasil pela produção de televisores, smartphones, computadores e outros eletrônicos, a Samsung também atua no segmento automobilístico. O caminhão invisível, como está sendo apelidado, é um projeto correalizado pela Ingemática (especializada em soluções tecnológicas), Helvética (montadora de trailers) e Volvo Trucks Argentina (uma das líderes mundiais na montagem de veículos pesados).

safety-truck-caminhao-transparente-1

Os objetivos

De acordo com o vídeo promocional distribuído pela Samsung, na Argentina, morre uma pessoa a cada hora em decorrência de acidentes automobilísticos, com uma série de consequências pessoais, sociais e econômicas.

Em junho de 2015, a corporação multinacional já havia comunicado à imprensa que estava desenvolvendo um sistema de caminhões equipados com telas traseiras, para proporcionar maior segurança não apenas para os caminhoneiros, mas para todos os motoristas e passageiros que trafegam pelas estradas do país vizinho.

A tecnologia, ainda em fase de testes, deve se espalhar rapidamente pelo mundo inteiro, especialmente pelos países em que o transporte de passageiros e cargas é realizado majoritariamente pelas estradas de rodagem, como é o caso do Brasil. Por aqui, anualmente, 40 mil pessoas (ou 4,56 por hora) são mortas em acidentes (número superior ao argentino).

safety-truck-caminhao-transparente-3

O primeiro protótipo do caminhão invisível já está circulando pelas estradas do sul do continente. Trata-se de uma estratégia publicitária (desenvolvida pela agência Leo Burnett) que deve promover as características do Safety Truck durante doze meses, ao final dos quais as telas traseiras deverão começar a equipar caminhões e trailers.

A partir de junho de 2016, outros protótipos poderão ser observados em estradas de rodagem de outros países, potenciais mercados para as telas. Especula-se que o Brasil deverá receber um Safety Truck, em função das especificidades das nossas rodovias.

A tecnologia

O Safety Truck é equipado com quatro telões full HD (modelo OH46D) fabricados pela própria Samsung com algumas adaptações em relação às telas de TV: os equipamentos possuem resistência contra água e poeira e oferecem boa visibilidade, mesmo contra a luz do Sol.

safety-truck-caminhao-transparente-2

As imagens são captadas por duas câmeras sem fio instaladas na cabine do caminhão, fato que confere a sensação de transparência. O sistema impede a formação de pontos cegos, especialmente nas longas curvas e nos pontos de ultrapassagens, que passarão a ser efetuadas com mais segurança.

safety-truck-caminhao-transparente-4

Em geral, veículos longos (entre 19,8 e 30 metros), quando necessitam ultrapassar, fazem a manobra sem visibilidade e podem inadvertidamente colher passageiros de automóveis, SUVs, outros caminhões e ônibus, provocando mortes e danos materiais.

O Samsung Safety Truck promete reduzir sensivelmente estas ocorrências. O sistema da empresa coreana é simples, mas especialistas em segurança no trânsito avaliam que ele poderá ser caro demais, onerando custos com fretes e reduzindo substancialmente a sua adoção.