Quem foi Tchaikovsky?

Piotr Ilitch Tchaikovsky nasceu na Rússia, em 7.5.1840, na cidade que hoje leva seu nome, e morreu em 6.11.1893, em São Petersburgo. Foi uma das maiores expressões da música romântica russa. É autor de óperas, obras para piano, sinfonias e concertos de qualidade inigualável.

Tchaikovsky interessou por música desde cedo. Em sua casa, havia um órgão, que chamou sua atenção aos cinco anos. Sua mãe, Alexandra (de origem francesa), ensinou-o a tocar o instrumento. Com oito anos, a família mudou-se para São Petersburgo, então capital russa, onde o compositor teve as primeiras aulas de música.

Mas a família queria que ele se formasse advogado. Apesar da vocação, Tchaikovsky acedeu à pressão paterna e cursou Direito, mostrando-se um aluno dedicado, tanto que conseguiu emprego no Ministério da Justiça antes da formatura, ocorrida em 1859.

Quatro anos depois, entretanto, o compositor abandonou a carreira jurídica e matriculou-se no Conservatório Nacional. Em 1866, já dava aulas nesse instituto, onde tomou contato com o Grupo dos Cinco, músicos nacionalistas que valorizavam a cultura nacional e desprezavam os modelos em voga: francês e italiano. O grupo era formado por Borodin, Rimsky-Korsakov, César Cui, Balakirev e Mussorgski. O trabalho de Tchaikovsky, que reflete o entusiasmo russo, foi influenciado por este grupo.

Mas o compositor era eclético. Em Paris, em 1875, conheceu os autores Bizet, Massenet, Saint-Saëns e Lizst. No ano seguinte, foi apresentado à baronesa von Meck, que se tornaria sua mecenas por 14 anos. Nesta época, foi contratado pelo Teatro Bolshoi de Moscou, como coreógrafo. Em pouco, nascia “O Lago dos Cisnes”, talvez o balé mais conhecido do mundo. Outros balés famosos viriam: “A Bela Adormecida”, em 1888, e “O Quebra-Nozes”, em 1891 são os mais populares. A música de “A Bela Adormecida” foi usada por Walt Disney no desenho animado.

Há uma carta de Tchaikovsky para seu irmão, de 1876, em que ele confessa sua homossexualidade, ao mesmo tempo dizendo que faria tudo para afastar os rumores. Um ano depois, casou-se com uma aluna do Conservatório de Moscou, Antonina Miliukova. Isto foi um grande desastre: algumas fontes afirmam que o casamento, que durou poucos meses, não chegou a se consumar.

Em 1880, foi convidado para compor a música de abertura de uma exposição em Moscou, e assim foi criada a “Abertura 1812”, homenagem ao exército russo, pelas vitórias sobre as tropas de Napoleão Bonaparte.

Em 1893, recebeu o título de Doutor “Honoris Causa” da Universidade de Cambridge (Inglaterra). No final deste ano, com apenas 53 anos, o cólera matava Tchaikovsky.
O compositor compôs dez óperas e sete sinfonias. A mais famosa é a nº 6, a “Patética”.