Quais os signos que combinam?

Para os céticos, é superstição pura. Para os que acreditam, o destino está marcado nas estrelas. E até para os adeptos de Jung. O horóscopo é uma espécie de conversa com os arquétipos, as ideias inatas que temos sobre o mundo e os seres. Carl Gustav Jung é um psicólogo discípulo de Freud que desenvolveu a teoria do inconsciente coletivo. Mas, de acordo com a astrologia, quais são os signos que combinam?

Os quatro elementos

Em primeiro lugar, a astrologia se baseia nos quatro elementos primordiais, que dão origem a todas as coisas: fogo, terra, ar e água, conceito em moda entre os filósofos pré-socráticos. Hipócrates, o Pai da Medicina, baseou sua teoria de saúde nesses quatro elementos, que perdurou até o século XIX, com a descoberta dos microrganismos. Com esta base, os signos combinam de acordo com a sua classificação. Áries, Leão e Sagitário são signos de fogo. Portanto, se você é de Áries, por exemplo, deve combinar com Leão e Sagitário.

Continuando, Touro, Virgem e Capricórnio são signos de terra. Gêmeos, Libra e Aquário, de ar. Por fim, Câncer, Escorpião e Peixes, são de água. Três grupos compatíveis. Além disso, signos de fogo combinam com os de ar e signos de terra, com os de água.

Cardeais, fixos e mutáveis

Há outra classificação para combinar os signos: cardeais, fixos e mutáveis. Os cardeais, pessoas que têm iniciativa, gostam de tomar a frente de novos projetos, são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Nativos destes signos gostam de estar sempre em atividade. Os fixos preferem a estabilidade, não gostam de mudanças drásticas: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Os nativos destes signos gostam da firmeza, luxo e paixão. Dos signos mutáveis dependem a reflexão e a capacidade de adaptação: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. Nativos destes últimos quatro tendem a ser mais psíquicos que físicos. Preferem a atividade intelectual.

Signos combinam com o seu oposto (imagine o círculo do zodíaco). Assim, Áries combina com Libra, Touro, com Escorpião e assim por diante.

O horóscopo individualizado

Mas o mapa astral indica muito mais coisas que o signo solar, isto é, em que posição estava o Sol na data do nascimento (o Sol percorre os 12 signos do zodíaco no transcorrer do ano. É um movimento aparente, baseado na visão que temos do céu; na verdade, quem se move é a Terra). Quando se diz que alguém é de Touro, por exemplo, significa que o Sol estava num dos 30 graus desta casa astral. Um círculo tem 360 graus. O mapa astral mostra qual signo estava ascendendo na hora em que nascemos. A posição da Lua também é importante e, no caso de combinar signos para o amor, a posição de Vênus não deve ser desprezada.

Existem vários sites que calculam mapas astrais e sinastrias, que é a progressão de dois mapas para o momento atual. Arrisque, encontre seu par ideal, o signo que combina com o seu.