Quem foi Robin Hood?

Robert de Locksley, se existiu de fato, viveu no século XIII. Conhecido como o ladrão que roubava dos ricos para doar aos pobres, Robin Hood, na verdade, não foi um ladrão. Filho de nobres ingleses, o herói foi um cruzado que, ao retornar dos muitos ataques europeus à Terra Santa, viu-se espoliado de seus bens pelo regente da Inglaterra, João Sem Terra. Noutras versões, o jovem barão, bastante hábil no arco e flecha, teria participado de um levante contra o príncipe João, evento que teria custado a perda do título e das propriedades. O apelido Hood vem do chapéu que usava, adornado com uma pena.

O governo havia aumentado exageradamente os impostos, a fim de pagar o resgate de seu rei, Ricardo I, o Ricardo Coração de Leão, mantido em cativeiro pelo Sacro Império quando retornava da Terceira Cruzada. O valor exigido pelo imperador Henrique IV, 150 mil marcos, equivalia ao dobro da arrecadação anual do país. Com este tremendo aumento da tributação, muitos ingleses tornaram-se inadimplentes e fugiram das cidades, passando a habitar nas matas. Robin Hood foi um deles. Deixando Nottingham, foi viver na floresta de Sherwood, onde atacava viajantes e especialmente os comboios tributários, que conduziam os tributos a Londres.

A lenda conta que Robin Hood e seus companheiros, entre eles João Pequeno e frei Tuck, faziam uma “redistribuição tributária”. Parte dos valores roubados era doada aos pobres (a maioria esmagadora da população), que, em retribuição, ocultavam o paradeiro dos fora-da-lei. Na história oficial, o anti-herói nunca foi preso pelas autoridades inglesas, mas há registros de ao menos cinco Robin Hood presos no início do século XIII, por não pagar impostos e outros crimes.

Robin Hood, depois de muitas brigas com o xerife de Nottingham, casou-se com lady Marian, sobrinha de Ricardo e João, e reaveu seus títulos e propriedades. A história conta que o rei Ricardo chegou à Inglaterra exatamente a tempo de presenciar o casamento e retomar o trono. Um final feliz. Mas na verdade João Sem Terra nunca foi deposto, e assumiu o trono após a morte de Ricardo Coração de Leão, em 1299.

A primeira referência ao Príncipe dos Ladrões foi anotada por William Langand, em 1377. De lá para cá, Robin Hood tem sido retratado em livros, filmes, seriados e desenhos animados, além de servir de inspiração para outros heróis, como o Arqueiro Verde.