Punta cana, a nova moda do Caribe

Punta Cana, no leste da República Dominicana, entrou de vez para o os roteiros turísticos internacionais. As riquezas naturais desta fizeram desta cidade a nova moda do Caribe. São dois milhões de turistas a cada ano, e o número não para de crescer.

Oito quilômetros de praias margeadas por coqueirais, a barreira de corais logo à frente convidando ao mergulho de snorkel ou cilindro, a areia branca e a água azul do Caribe, com muitos golfinhos e leões-marinhos são as principais atrações de Punta Cana. As ondas são mais altas nas praias da região oeste da cidade, mas não chegam a impressionar quem gosta de surfe; a maioria dos turistas são famílias e casais de namorados. Quanto mais se vai para leste, mais tranquilo fica o mar, porque os recifes se tornam mais largos, inclusive com a formação de piscinas naturais. Outra opção é embarcar numa lancha ou catamarã em Bayahibe (a uma hora de Punta Cana), para visitar as ilhas Catalina e Sanoa. Os barcos são verdadeiras torres de Babel, de tantos idiomas que se ouvem durante o trajeto.

A cidade tem mais de 50 resorts, equipados com atrações para crianças e adultos. A maioria oferece estadias all inclusive. O turista pode se jogar nos drinks, petiscos e refeições sem precisar ficar com medo na hora de fechar a conta. os prédios, junto à orla, se caracterizam pela pouca altura: um ou dois andares, apenas.

Os points noturnos (bares, restaurantes e clubes) ficam nos próprios resorts e, por causa da proximidade, é possível conhecer vários deles numa única noite. Os ritmos predominantes são o merengue e a salsa.

O melhor período para visitar Punta Cana vai de dezembro a maio, o que infelizmente coincide com alta temporada e preços altos (a estação dos furacões e tempestades tropicais do Caribe vai de julho a novembro e atinge em cheio a ilha). Mas, caro ou não, é uma viagem imperdível.

Muitas companhias aéreas brasileiras oferecem diversos voos durante a semana, partindo das principais capitais, com escalas em Caracas (Venezuela) ou na Cidade do Panamá. A República Dominicana não exige visto de entrada para turistas brasileiros. O idioma oficial é o espanhol, mas é possível se comunicar em inglês ou português com os guias e funcionários dos hotéis. A vocação turística da cidade foi descoberta a menos de 40 anos, quando foi fundado o Grupo Punta Cana. A moeda é o peso dominicano, mas o dólar é aceito em praticamente todos os locais.