Quem foi Jack Estripador?

Jack Estripador (Jack The Ripper) é o nome dado a um serial killer do século XIX, que ficou conhecido por matar e fazer remoções cirúrgicas em suas vítimas. Sua atuação se restringiu ao distrito de Whitechapel em Londres na segunda metade de 1888, onde a concentração de garotas de programa era grande. Algumas de suas vítimas foram estranguladas e mutiladas. O nome Jack “The Ripper” (O estripador) é atribuído a uma carta que foi endereçada a Agência Central de Notícias de Londres, na qual o autor diz ser o criminoso.

Das onze morte investigadas na época pela polícia, chegou-se ao consenso de que 5 foram mortas por um único assassino. Essas mortes são designadas como “as canônicas”. Dentre os casos estão: Mary Ann Nichols, que sofreu dois cortes no pescoço e teve parte de seu abdômen mutilado; Annien Chapman, morta com dois cortes profundos no pescoço, teve ainda seu útero removido e aberto todo o abdômen; Elizabeth Stride, foi morta por uma incisão no pescoço que cortou sua artéria; Catherine Eddowes, assim como outras, morta com dois cortes profundos no pescoço e teve o abdômen aberto, seu rim e útero foram removidos; e Mary Jane Kelly, terrivelmente mutilada, teve a garganta cortada até a coluna vertebral e seu abdômen não continha mais órgãos, retirado também seu coração.

Nunca se soube quem foi o autor de todos os crimes. Muitos foram apontados como suspeitos mas nenhum foi comprovado. A polícia pensava se tratar de um homem jovem de classe média, com pouca edução escolar. Os crimes assustaram toda Inglaterra, tornando Jack o estripador uma lenda desde então.

Relacionados