Quais são os tipos de bullying

Por definição, bullying é o ato de cometer atos de crueldade com indivíduos mais fracos. Atualmente muito tem se ouvido falar sobre o tema, que está presente não só em escolas, mas também no meio empresarial. Existem diversos tipos de bullying que se diferenciam pelo método na qual é cometido, mas todos eles tem um mesmo objetivo: intimidar a vítima.

Os tipos de bullying

Existem vários tipos de bullying que em geral são feitos individualmente, mas pode ser combinados, dependendo da situação.

Bullying físico: é o mais comum dos tipos de bullying e também o mais fácil de ser cometido. É quando se realiza a agressão física como forma de intimidação e é realizado quando existe grande diferença de força entre as duas pessoas. Ele envolve socos, chutes e pontapés.

Cyber Bullying: é o que está mais na moda, em virtude dos recentes acontecimentos. É o bullying realizado através da internet. Nele, qualquer dispositivo de comunicação eletrônica pode ser considerado para cometer a agressão. Ocorre com xingamentos verbais pela internet, postagem de fotos contra a vontade da vítima e brincadeiras de mal gosto pelas redes sociais. É comum a criação de salas de bate papo ou mesmo comunidades virtuais em sites como Facebook ou Orkut, com o objetivo de falara negativamente sobre o alvo.

Bullying verbal: são os xingamentos falados diretamente para a vítima, com o intuito de intimidar ou simplesmente denegrir sua imagem.

Bullying emocional: parecido com o anterior, mas não ocorre diretamente. Tem o objetivo de excluir as vítimas de interações sociais, isolando-a.

Bullying homofóbico: é quando alguém é violento física ou verbalmente com uma pessoa devido a sua opção sexual.

Sexual bullying: é sofrido em geral, por meninas. É quando as meninas recebem apelidos pejorativos por “ficarem” com alguns meninos. São comuns termos como galinha, ou mesmo, “putas”. É comum casos de meninas praticarem esse tipo de bullying contra outras meninas. Ele pode ser decorrente do comportamento pessoal ou mesmo, pelo tipo de roupa que é vestido por elas.

Bullying racista: é quando as ofensas decorrem da raça, cor, fé ou cultura.

BullyIng empresarial: ao contrário do que muitos imaginam, não é só nas escolas que o bullying está presente. Se você constantemente sofre avaliações injustas, é criticado excessivamente, excluído das comunicações oficiais da sua empresa, é mantido de fora das ações empresariais que você deveria fazer parte, fique atento, pois isso pode indicar bullying. Nesse caso, procure o sindicato trabalhista.