O que foi a Guerra do Vietnã?

O Vietnã é um país do sudeste asiático, cuja história começa há 2.500 anos. Fez parte do império chinês até o século X, quando se tornou independente e instalou a dinastia Ngô. No século XIX, a Indochina (formada por Vietnã, Laos e Camboja) foi invadida pela França, que permaneceu na região até 1940 (quando a França foi ocupada pela Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial). O país europeu tentou restabelecer o controle quando a guerra terminou, mas foi definitivamente derrotado em 1954, na batalha de Dien Bien Phu, após oito anos de luta.

Ao centro estava Kim Phuc, na época com 09 anos de idade.

O Vietnã já enfrentava uma luta interna: nacionalistas e comunistas do norte tentavam a hegemonia do país, contra o sul, de população católica e maior influência ocidental. A Conferência de Genebra de 1954 dividiu o país em dois: o norte, governado pelo comunista Ho Chi Mihn e apoiado pela União Soviética e o sul, uma ditadura militar de direita, apoiado pelos EUA. Foi a senha para o início da Guerra do Vietnã, que arrastou até 1973, com a retirada das tropas americanas do país.

China, Coreia do Norte e URSS ofereceram apoio logístico ao Vietnã do Norte, mas não se envolveram diretamente no conflito.

Em 1965, os EUA começaram a mandar tropas para combater os comunistas. Pouco tempo depois, começaram os protestos pelo fim da guerra nas principais cidades americanas, seguidos por diversas deserções de jovens alistados, que não se apresentaram às forças armadas do país.

A região foi arrasada com os constantes ataques aéreos com o agente laranja, produto usado pelos EUA para desfolhar as densas florestas tropicais do país. Mesmo assim, o calor e umidade, aliados à topografia irregular, foram os principais fatores da derrota dos EUA. A maior parte das terras agricultáveis do país foi atingida pelo herbicida.

Outro produto usado no conflito foi o napalm, agente incendiário potencializado por lança-chamas. Varias aldeias civis foram atacadas pelos americanos. Uma das imagens mais impressionantes da Guerra do Vietnã, que correu o mundo todo, mostra crianças fugindo de um vilarejo queimado, tenho ao centro uma garotinha nua. Em 1980, o uso do napalm foi proibido pela Convenção da ONU sobre armas convencionais.

A Guerra do Vietnã foi a primeira a ser acompanhada intensamente pela mídia internacional. Nela, foram mortos derca de quatro milhões de vietnamitas, dois milhões de laocianos e cambojanos envolvidos no confronto e 60 mil soldados americanos. Os conflitos terminaram com os Acordos de Paz de Paris. O Vietnã foi reunificado em 1976, tornando-se uma república socialista.