Pedidos Americanas: como rastrear

pedidos-americanas-rastrear

Americanas é uma das principais lojas online do país. Confira como rastrear os pedidos.

Os pedidos feitos na Americanas.com podem ser rastreados com facilidade. A empresa possui uma grande rede de lojas físicas em todo o Brasil, assim como centros se logística e distribuição. Trata-se de um dos sites mais confiáveis, de acordo com o Reclame Aqui.

Americanas.com é um site de varejo vinculado às Lojas Americanas, uma rede cuja primeira loja física foi fundada em 1929, em Niterói (RJ). O comércio online teve início em 2000. Além da marca própria, a rede também engloba outras, como Pandora empreendimentos, B2W e Shoptime.

Como rastrear os pedidos Americanas

As Lojas Americanas oferecem, no site e nas lojas físicas, mais de dez milhões de itens diferentes, distribuídos em 40 categorias. Além do estoque próprio, o site também operacionaliza transações comerciais de outros varejistas, inclusive para fora do país.

pedidos-americanas-rastrear

A Americanas.com geralmente envia e-mails para os clientes, com detalhes sobre a movimentação das mercadorias encomendadas. Por exemplo, os usuários do sistema são informados sobre:

  • confirmação da compra;
  • emissão da nota fiscal;
  • despacho para a transportadora (ou para os Correios);
  • prazo exato de entrega.

Para rastrear os pedidos, o usuário precisa acessar o site www.americanas.com.br (ou o aplicativo Americanas.com, disponíveis para os sistemas Android, Windows Phone e iPhone) e efetuar o login na própria conta (para fazer as compras, é necessário um cadastro prévio no site). O atalho fica no canto superior direito da tela.

1) Clique em “Faça seu login ou cadastre-se”; surgem as opções para entrar no site ou fazer o registro como novo usuário.

2) Digite o seu e-mail cadastrado e a senha. É possível também fazer o acesso através das redes sociais, mas, para acompanhar os pedidos, o ideal é efetuar o login. O sistema permite a memorização dos dados no computador do usuário.

3) A tela a seguir apresenta novidades, promoções e ofertas da Americanas.com, além de permitir a navegação por departamentos e identificar as lojas físicas mais próximas.

4) Clique no ícone da cesta, no canto superior direito. Serão apresentadas todas as operações ainda em aberto.

5) Localize a compra que você quer rastrear e clique no número do pedido (é a primeira informação, à direita do valor pago).

6) Na tela a seguir, são apresentadas todas as informações sobre o pedido: descrição da mercadoria, quantidade de itens adquiridos e detalhes sobre a entrega (veículo próprio da Americanas.com ou terceirizado, envio pelos Correios, etc.).

7) Logo abaixo, é possível conferir o status da encomenda. O site informa:

  • data e hora da compra;
  • confirmação do pagamento (débito realizado ou autorização da operadora de crédito);
  • data e hora da emissão da nota fiscal;
  • situação da entrega (controle de estoque, embalagem, envio e comprovação de recebimento).
  • Abaixo da descrição da compra, há três opções: “Rastrear entrega”, “Devolver produto” ou “Falar sobre esta entrega”. Clique na primeira opção.

8) A tela seguinte apresenta o número de rastreamento e o nome da transportadora. Caso o envio esteja programado para ser realizado pela própria empresa, também são apresentados os prazos.

9) Caso a entrega seja terceirizada, é necessário anotar o número de rastreamento e o nome da transportadora responsável, para acessar o site. Com o número, é possível localizar a localização das mercadorias e a estimativa de entrega.

10) No caso de entregas efetivadas pelos Correios, o campo da entregadora aparece em branco. O código de rastreio, neste caso, é iniciado com as letras PS. Basta digitar o código no site dos Correios.

A empresa

Lojas Americanas S.A. é uma empresa brasileira varejista fundada em 1929, por um austríaco e quatro norte-americanos. Quarta maior empresa de varejo do país, a rede conta com mais de 1.700 estabelecimentos físicos.

A sede da Americanas fica no Rio de Janeiro (RJ). A empresa conta com centros de distribuição em Barueri (SP), Nova Iguaçu (RJ) e Recife (PE). Um quarto centro de logística, baseado em Uberlândia (MG) opera exclusivamente com as transações online da Americanas.com e dos sites Submarino e Shoptime, pertencentes ao mesmo grupo empresarial.

a rede de lojas foca as atividades no comércio popular, com produtos variados (utilidades domésticas, cama, mesa e banho, eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, roupas masculinas e femininas, etc.).