Os mitos e verdades sobre o resfriado

Durante a estação mais fria do ano, as pessoas ficam mais propensas a contraírem gripes e resfriados devido à umidade do tempo. Mas o que causa o resfriado é cercado por mitos e desinformações. Descubra, a seguir, a verdade sobre o que faz você ficar doente e como lutar contra o resfriado comum.

Mito ou Verdade: Você pode pegar um resfriado andando com os cabelos molhados na rua.

Mito. As mães sempre dizem isso para os filhos todas as vezes que eles vão sair de casa com os cabelos molhados. E essa cultura é passada de geração por geração, e, provavelmente, a sua mãe deve ter escutado essa história de sua avó, e assim por diante. Mas não há nada que comprove que quando você sair na rua com os cabelos úmidos ou molhados irá pegar um resfriado.

Você só fica doente ao adquirir um dos mais de 200 vírus presentes no ar, geralmente relacionadas ao trato respiratório superior, quando o sistema imunológico não é capaz de gerir o vírus.

O vírus do resfriado se espalha através das minúsculas gotículas de ar que são liberadas quando uma pessoa espirra, tosse ou quando estão doentes e assoam o nariz. Se você tocar em algum objeto contaminado com o vírus do resfriado e encostar em seus olhos, no nariz ou na boca, poderá adquiri-lo.

Mito ou verdade: mudanças drásticas do tempo causam resfriado.

Mito. Semelhante à falsa crença de que andar com os cabelos molhados na rua pode deixá-lo doente, as oscilações de temperatura (como o tempo que vai de 24ºC graus a 15 e volta para 24 na mesma semana) não causam um resfriado.

O que causará o resfriado é contrair o vírus presente no ar. Isso porque, quando ocorre a mudança drástica do tempo, o corpo perde um pouco a imunidade e se torna mais suscetível a adquirir o vírus.

No entanto, não há verdade na crença de que você contrai resfriados com mais frequência no inverno. Isso porque quando a temperatura cai, as pessoas tendem a ficar em casa (com as janelas fechadas e geralmente com o aquecedor de ambiente ligado) não renovando circulação de ar. E é exatamente nesse tipo de ambiente que os vírus se proliferam, tornando mais fácil a contaminação.