Os canceres mais mortais

Os cânceres são perigosos por terem a capacidade de surgir em qualquer parte do corpo, devido a uma mutação das células, que passam a se reproduzir excessivamente. O tumor espalha-se por várias partes do corpo até atingir todo o organismo ou afetar órgãos vitais.

No Brasil esses tumores são a segunda cauda de mortes, atrás das doenças cardiovasculares. A letalidade da doença é analisada através de vários quesitos, como velocidade de crescimento, capacidade de resistência do organismo atingido e eficácia do tratamento. Um dos fatores principais da dificuldade em diagnosticar um câncer é o seu silêncio enquanto se espalha.

Câncer de Pulmão

Esse tipo de tumor é muito comum, e também mortal. Nove em cada dez ocorrências são causadas por cigarro. Normalmente ele aparece juntamente com outras doenças relacionadas ao tabagismo, que praticamente extinguem a possibilidade de cirurgia, indicada para fases iniciais. Sintomas: Dificuldade respiratória, tosse com catarro e sangue, dores no peito e inflamação dos brônquios.

Câncer de Mama

Esse câncer também pode surgir em homens, mas continua sendo o que mais mata mulheres no país. Os programas de prevenção ajudaram a diminuir a porcentagem de mortes, porém os casos crescem a cada ano. Normalmente a doença surge nos dutos por onde passa o leite, ou nas glândulas mamárias e se manifesta em forma de caroços em regiões próximas aos seios. Autoexames e consultas periódicas ajudam a diagnosticar e até mesmo prevenir o câncer.

Câncer Colorretal

Esse tipo de câncer é de difícil diagnóstico por se espalhar rápido e apresentar sintomas tardios. É o segundo câncer que mais mata nos EUA, atingindo o intestino e o reto. Causado por obesidade, sedentarismo e comidas gordurosas, apresenta os seguintes sintomas: dores abdominais, vômitos, perda de peso, diarreia, prisão de ventre e gases.

Câncer de Fígado

No mundo inteiro está em terceiro lugar na taxa de mortalidade. Pode ser causado por consumo excessivo de álcool e grãos com armazenamento inadequado, hepatite B e C. Um dos grandes problemas é sua capacidade de crescimento, o câncer pode dobrar de dimensão em quatro meses. Entre os sintomas estão falta de apetite, pele amarelada, náuseas e inchaço abdominal.

Câncer de Pele Melanoma

O melanoma é muito raro, e o tipo de câncer de pele mais letal. Sua manifestação é discreta, em forma de pinta, assim desenvolve-se e apenas nos estágios mais avançados é percebido.