Os 05 animais mais venenosos do mundo

Em formato de caixa

A Austrália é a casa de diversos animais perigosos e venenosos. É o “berço” do crocodilo de água salgada, do polvo de anéis azuis, do peixe-escorpião e de oito das dez serpentes mais peçonhentas do planeta. Uma espécie, no entanto, que parece inofensiva, é responsável por pelo menos cem mortes a cada ano (mais do que os acidentes com grandes répteis e tubarões). Trata-se de uma espécie de água-viva ou medusa, a caixa-australiana.

 A caixa-australiana, portadora do veneno mais letal da fauna terrestre.
A caixa-australiana, portadora do veneno mais letal da fauna terrestre.

O animal coloniza o litoral norte e nordeste da Austrália e também pode ser encontrado na Grande Barreira de Corais, que se estende por dois mil quilômetros. As toxinas da caixa-australiana são muito fortes e podem ser inoculadas a metros de distância do banhista, já que o corpo das águas-vivas é composto por grandes e vigorosos tentáculos, apesar da aparência frágil.

Muitos banhistas se afogam, dependendo da extensão do “ataque”. Outros conseguem atingir a praia, com marcas pelo corpo semelhantes a chicotadas. Em caso de parada cardiorrespiratória, é necessário procedimentos de urgência, como respiração boca-a-boca e massagem cardíaca.

O socorro médico precisa ser imediato para que as vítimas tenham alguma chance de sobrevivência. Existe um antídoto para o veneno, mas o medicamento não se mostra eficaz em 100% dos casos.