Os 05 animais mais venenosos do mundo

A pequena notável

A “Phyllobates terribilis”, conhecida como dardo venenoso dourado, é o vertebrado mais venenoso do mundo, proporcionalmente ao seu peso e tamanho. Ela é nativa da Colômbia. Quando adulta, ela atinge até cinco centímetros de comprimento, sem contar as pernas.
De coloração esverdeada, branca, amarela ou alaranjada sólida (sem listras ou pintas, como a maioria de seus parentes), os filhotes da “terribilis” apresentam cores mais pálidas.

ra-venenosa
Esta pequena rã é proporcionalmente o vertebrado mais venenoso do mundo.

Já foram identificadas mais de cem toxinas nesta rã, que é criada em terrários do mundo inteiro, onde podem viver até cinco anos. O animal não consegue injetar o veneno, mas é um sinal para que pássaros e outros predadores mantenham distância. Indígenas brasileiros desenvolveram técnicas para extrair o veneno (através do aquecimento), que é utilizado para embeber as pontas dos dardos e flechas.

O principal agente tóxico é a homobatracotoxina, que provoca falência múltipla dos órgãos em poucas horas depois da exposição. O mesmo veneno, em menor concentração, é encontrado nas penas do pitohui, uma ave venenosa que vive na Nova Guiné.

[quads id=1]