O Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma área imaginária que circunscreve de 1,1 milhões de km² até 3,95 milhões de km². Essa variação ocorre em função de fatores climáticos muito influentes nessa região do oceano Atlântico, entre as ilhas de Porto Rico, Fort. Lauderdale, Bermuda, e as Bahamas. A região ficou conhecida pelo desaparecimento de diversos barcos, navios e aviões de forma inexplicável. Alguns atribuíram a isto, desde a presença de extraterrestres até a influência do campo magnético da Terra como principal explicação nos acontecimentos. Mas ao certo, nunca se soube o que se passa nesse triângulo imaginário, no meio do Atlântico.

Muitos desaparecimentos foram relatados nessa área, porém o que chamou a atenção de todos deveu-se ao vôo 19, uma das ocorrências mais documentadas na história do Triângulo das Bermudas. Em 5 de dezembro de 1945, uma esquadrilha de 5 aviões dos EUA desapareceu inexplicavelmente durante a realização de missões de treinamento. Logo ao desaparecimento enviou-se um avião para uma busca completa com cerca de 13 homens. Esse avião também nunca foi localizado.

Várias teorias já foram elaboradas no intuito de se explicar o que acontece nessa região. Presença de ET’s, resíduos de cristais da famosa cidade perdida de Atlântida, humanos com armas tecnologias bizarras, vórtices da quarta dimensão (estes estão entre os favoritos das mentes mais fantásticas). Campos magnéticos inconstantes, gases oceânicos (gás metano do fundo do oceano). Fenômenos climáticos (tempestades, furacões, tsunamis, terremotos, ondas, correntes), e outras causas naturais e humanas são as favoritas entre os investigadores mais rigorosos.

Recentemente, o professor Joseph Monaghan e seu pupilo David May, da Universidade de Melbourne, conseguiram, em tese, resolver o mistério dos barcos e aviões desaparecidos. Segundo eles, grandes bolhas de metano desprendidas do fundo do oceano podem fazer naufragar navios e despenhar aviões. Qualquer navio que for apanhado pela bolha pode naufragar. Mesmo depois de entrar na atmosfera o gás continua a subir, expandindo-se lateralmente, e se for muito denso pode fazer um avião cair, principalmente se esse estiver a uma baixa altitude. O metano faz o avião perder sustentação e ocasiona danos ao motor.

Assista a seguir um documentário da National Geographic Channel sobre o Triângulo das Bermudas.

Relacionados