O curso de Tecnologia da Informação

O tecnólogo da Informação é o profissional que cria, administra, avalia e corrige os sistemas de armazenamento de dados das empresas. É uma área vital para todos os setores da empresa. Com a frequente introdução de novas tecnologias, a Tecnologia da Informação é vital para se fazer desde uma mala-direta, com os dados de clientes e fornecedores, até para a geração e transmissão de um evento televisão internacional.

Há pouco mais de 30 anos, os processadores dos computadores ocupavam uma sala inteira, o que reduzia o número de empresas que podiam contar com a tecnologia: eram grandes corporações, universidades e órgãos públicos. Com os avanços da engenharia, no entanto, as máquinas se tornaram cada vez menores, baratas e populares.

Hoje, praticamente toda a população tem acesso à informática, em casa, no serviço, na escola ou em telecentros e lan houses. Mas, desde os cartões perfurados (cada linha de uma programação era transformada num cartão para ser lido pelo processador) até os smartphones atuais, a presença da tecnologia da informação é vital para o constante crescimento do setor.

O desenvolvimento técnico impulsionou a comunicação pessoal e institucional, com a criação de softwares processadores de textos, de editoração eletrônica, transmissão instantânea de informes por intranet e internet, bancos de dados, etc. os benefícios são óbvios: enquanto, antes da informática, uma informação era datilografada, xerocopiada e transmitida a todos os interessados através de malotes, hoje, basta um e-mail e os dados ou solicitações são encaminhados imediatamente, o que significa economia de tempo e de recursos. Uma pesquisa, que tomava toda uma tarde em uma biblioteca, é feita num site de buscas em poucos minutos.

Por outro lado, a TI se envolve numa grande polêmica sobre a privacidade das pessoas, já que diversas redes sociais utilizam os dados pessoais e informações sobre a rotina virtual de seus usuários.

Seja como for, a internet é uma realidade e, com seu desenvolvimento, cresce a demanda por tecnólogos da Informação. Em 2012, o governo federal anunciou um aporte de R$ 500 milhões para o desenvolvimento da indústria tecnológica e o mercado de softwares. Com estes investimentos, espera-se um forte crescimento do setor para os próximos anos.

Como o curso tem uma visão generalista, o profissional de TI pode trabalhar em diversos setores, como a informatização da folha de pagamento, da contabilidade, administração de redes e criação de sistemas. A compensação bancária é outra grande área que necessita de tecnólogos da Informação.

A própria configuração do hardware de uma empresa é uma tarefa complexa: é preciso definir que tipos de computadores devem ser adquiridos para os diferentes departamentos. Por exemplo, num escritório de arquitetura, serão necessários equipamentos com boa capacidade de memória e monitores de alta definição, para garantir a qualidade dos projetos.

TI é uma graduação tecnológica, cuja graduação é feita em cursos de quatro a seis semestres. Os alunos estudam sistemas operacionais, estrutura de dados, linguagens de programação, redes, programação para a internet, gestão, engenharia de software, além de ética, estatística, metodologia e legislação. É importante fazer um curso de inglês em paralelo à faculdade, já que boa parte da bibliografia disponível é neste idioma. Existem 140 faculdades de Tecnologia da Informação no país, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Os profissionais podem se especializar em bancos de dados, desenvolvimento, infraestrutura, criação de redes, gestão de recursos, consultoria, logística (transportes, estoques, compras), etc. O salário inicial médio é de R$ 2.000 mensais.