O circuito das águas de São Paulo

Em São Paulo, oito cidades atraem muitos turistas durante o ano todo. Elas são famosas por suas fontes termais, com benefícios para a saúde oficialmente reconhecidos. Em comum, o circuito das águas de São Paulo reúnem nascentes, cachoeiras, montes e vales. A influência italiana é forte na região.

Todas estas cidades oferecem, além dos banhos, excelentes opções de passeios. O tamanho varia: enquanto Serra Negra conta com mais de 60 hotéis e pousadas, Lindoia é uma pequena cidade de cinco mil habitantes, mas conta com excelente infraestrutura.

As águas são indicadas principalmente para o tratamento de problemas dermatológicos e ortopédicos. Sua ingestão também melhora a digestão, sendo indicadas para quem sofre com prisão de ventre. Os banhos são relaxantes e ajudam a combater o estresse.

No entanto, as cidades do circuito das águas não oferecem apenas “sombra e água fresca”. É possível mergulhar na história do Brasil através de seus casarões e sedes de fazendas, praticar esportes e conhecer um pouco da vida rural, acompanhando a produção artesanal de vinhos, cachaças e queijos.

As cidades do circuito das águas

As cidades são:

Águas de Lindoia, famosa pelas confecções de roupas de lã e de couro, além das compotas de frutas. Os banhos de argila oferecidos também são terapêuticos.

aguas-de-lindoia-sp

Amparo, com muitas construções do Brasil Colônia. Dez fazendas, de café e cana-de-açúcar, estão no roteiro dos visitantes. É possível exercitar-se na Reserva Mundão das Trilhas.

Jaguariúna, que abriga o Museu Ferroviário e diversos eventos, como o rodeio e o festival de inverno. Passeios de charrete e na famosa Maria Fumaça da cidade são ideais para crianças.

Festa do Peão de Jaguariúna

festa-do-peao-de-jaguariuna

Lindoia, cortada pelo rio do Peixe, onde é possível praticar diversos esportes, ou apenas navegar tranquilamente. Visitar as ilhas do Padre e dos Amores é um roteiro dos melhores.

Monte Alegre do Sul, ideal para pescarias: no rio Camanducaia, há várias espécies de peixes. Cachoeiras como a do Falcão e das Mostardas são deslumbrantes e merecem ao menos uma visita.

Pedreira, a “Capital da Porcelana”, impressiona pela arquitetura e pela paisagem: a prática da canoagem é muito exercitada na cidade.

Serra Negra: não é possível ir lá e não conhecer o teleférico que leva os turistas para o Cristo Redentor. Não deixe também de passear num jipe nas trilhas acidentadas. Visite também a Disneylândia dos Robôs.

Socorro, com muitas opções no comércio e nos esportes radicais. As tirolesas do espanto, do pânico e do calafrio desafiam mesmo os praticantes mais experientes. Na Nação Aventura, é possível correr num kart.

O clima é ameno, de montanha, com temperaturas entre 20°C e 25°C, favorecendo o bem-estar dos turistas, ao lado do terreno acidentado, ideal pra trilhas de diferentes dificuldades. As cidades do circuito das águas estão a 120 quilômetros da capital paulista: o acesso é feito pelas estradas Anhanguera/ Bandeirantes, chegando a Jaguariúna, ou pela Rodovia Fernão Dias (Amparo).

Quem curte o contato pleno com a natureza não pode perder esta dica de viagens. O circuito de águas paulista oferece passeios deslumbrantes e tem opções para todos os bolsos, de estalagens familiares baratas (e com excelentes itens no cardápio dos restaurantes) a hotéis cinco estrelas, para quem não dispensa luxo e conforto. Em Amparo, está localizado o Hotel de Luxo do Ano de 2011, classificado pelo Guia Brasil, da revista Quatro Rodas.

Cavalgadas e esportes radicais (como rapel, arvorismo, tirolesa e rafting) completam a viagem inesquecível. Parques aquáticos oferecem toboáguas, hidromassagem, piscinas e corredeiras artificiais. Em Jaguariúna, é possível praticar esqui aquático e wake board.

O clima também é recomendado para recém-casados (e casados apaixonados em qualquer época do relacionamento): o friozinho do circuito das águas garante o ambiente ideal para o romance.

Quem não é do Estado pode aproveitar e conhecer também a capital paulista, que une trabalho, negócios, gastronomia e é sede de muitos eventos e feiras.