Não minta em seu currículo

Mentira é algo que além de afastar pessoas, te marca como uma pessoa falsa e um hábito realmente muito feio. Há pessoas que já tem uma predisposição para mentir descaradamente sem pudor algum. Na vida profissional na hora de produzir seu currículo, as vezes bate uma vontade de dizer que tem mais experiência ou conhecimento do que realmente tem. Mas vale a pena? Com certeza não. Não minta em seu currículo por que a mentira nunca fica enterrada por muito tempo.

Inglês básico ao invés de fluente

Uma das maiores mentiras que se pode dizer em um currículo, é escrever que você fala um inglês ou demais línguas fluentemente mas na verdade nem consegue pronunciar uma frase inteira. Ler e escrever em outra língua também não é seu forte mas você diz que é expert.

Cuidado com essa mentira por que dependendo do processo seletivo na empresa que você está tentando uma oportunidade, poderá ter um teste de conversação, escrita e leitura em inglês ou em outra língua e você ficar bem sem graça.

Formação e Experiência

Nunca minta em seu currículo, pois além de feio, revela um mau caráter. Uma das mentiras mais comuns também em currículos, é em relação a formação acadêmica e a experiência. Algumas pessoas chegam a dizer que são profissionais em determinada área, mas nem terminaram a faculdade para ter o diploma que comprava essa formação. Outros já dizem ter uma experiência de 5 anos mas na verdade tem 1 ou 2 anos.

Seja verdadeiro e diga que por motivos financeiros ou outros você não pode concluir a faculdade, mas com a nova oportunidade poderá termina-la. Quanto a experiência, seja sincero com o tempo que tem de conhecimento e prática, pra não passar vergonha em um possível teste prático.

Flexibilidade

No anúncio a vaga pede uma pessoa que trabalhe aos domingos e eventualmente viaje. Encare-a se realmente você possui disponibilidade agora para isso, do contrário nem tente. O mesmo vale para quem está tentando uma vaga as vezes bastante concorrida por ter altos salários, porém se a ideia é que depois de um tempo você terá que se mudar de cidade, estado ou país, se não é a sua intenção também não continue na disputa.