Como comprar pela internet com segurança

Qualquer pessoa por menos consumista que seja não perde a chance ou pelo menos fica tentado quando vê uma liquidação. Na internet não é diferente, já que geralmente as oportunidades em eletroeletrônicos, móveis, roupas e mais uma infinidade de coisas são mais baratas. Mas como comprar pela internet com segurança e tranquilidade? Veja algumas dicas de como ter mais privacidade na rede e não cair em golpes.

Lojas virtuais desconhecidas e baratas

Diariamente uma infinidade de lojas virtuais são abertas vendendo todo tipo de produto ou serviço ao seu dispor e principalmente do seu dinheiro. O problema é quando você compra em lojas que não possuem um sistema de segurança comprovado, além de não oferecer muitas facilidades de pagamento e nada além de um telefone e e-mail. Outro ponto a se considerar é o valor dos produtos oferecidos. Se estiverem muito abaixo dos valores do mercado, desconfie da veracidade do anúncio.

Uma forma de você saber como uma loja é avaliada, é lendo comentários de compradores e observando se o site possui sistema de segurança, geralmente figurado com um cadeado. Se a empresa só oferece pagamento a vista, boleto bancário e mais nada, também pode ser uma roubada, pois a empresa recebe tudo e você pode ficar sem nada.

Fuja das lojas virtuais piratas

Essas são parecidas com as lojas ditas no tópico anterior, mas o diferencial é que ela vendo produtos falsificados, totalmente ilegais. Essas lojas tem um layout bonito, anúncios bacanas mas quando você vai ver os produtos oferecidos você fica em dúvida da veracidade da empresa. Lojas virtuais que vendem um perfume Ferrari que custa mais de 500 reais por 50 reais, é com certeza, no mínimo pra desconfiar.

Lojas virtuais internacionais

Você viu uma roupa linda num site italiano, e não poupou cliques para tê-la. Ótimo mas saiba de duas coisas: é provável que você tenha que esperar de 1 mês até mais tempo para sua compra chegar e fique ligado nos impostos que serão agregados a esse bem, pois no caso do Brasil, o produto pode ficar até 60% mais caro do que o preço que você desembolsou para compra-lo.

Visite o site do Procon

Você adorou um produto e o preço dele num site, mas está em dúvida se a loja virtual é mesmo séria? Entre no site do Procon e digite o nome da empresa lá. Assim será possível saber se há reclamações dela e você poderá avaliar melhor se vale a pena comprar ou não nessa empresa.